terça-feira, 29 de maio de 2012

Procultura para o público


No último sábado (19/5), Cemec e Cultura e Mercado promoveram, em São Paulo, o Seminário #Procultura, que reuniu no auditório da Associação dos Advogados de São Paulo representantes do Ministério da Cultura, empresas e produtores culturais, para discutir o texto que altera a Lei Rouanet (clique aqui para saber mais).
Alguns dos participantes da plateia falaram sobre suas impressões para uma série de vídeos que disponibilizamos em nosso canal no YouTube e abaixo. Confira:
Marcos Librantz, da Fundação OSESP, fala sobre o seminário #Procultura e sua importância para o esclarecimento de diretrizes do financiamento à cultura no Brasil.

Luiz Alfaya, superintendente do Instituto Criar, fala sobre a importância do debate lançado no seminário #Procultura para a discussão de um projeto de cultura para o país.
Ele espera que esse debate se espalhe pelas redes e possa ajudar o Congresso a construir uma lei que permita “que a cultura tenha o espaço que merece num país que se pretende líder global”.

A produtora cultural Milena Marques diz que a lei de incentivo à cultura tem seus prós e contras, por isso a importância do debate sobre ela e a abertura do espaço para diálogo.
Segundo ela, espaços como o que o Seminário #procultura abriu são fundamentais para a profissionalização da área.

Daniela Pfeiffer, da ABPI-TV, fala sobre suas expectativas sobre o projeto de lei que altera o Procultura. Ela acredita que ele será revolucionário para a cultura no Brasil e que o momento é favorável para as mudanças propostas.
Ela também comenta sobre a nova lei do setor audiovisual (12.485) e as novas oportunidades para o produtor independente.

A gestora cultural Fernanda Martins comenta sobre a importância da Lei Rouanet e do debate sobre sua atualização.
Para ela, o Procultura é o início de um processo de revisão constante do mecanismo, que será avaliado a partir do momento em que começar a ser aplicado.

Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos, diz que o debate promovido pelo Seminário #procultura esclarece muitas dúvidas, a partir de diversas opiniões que podem fazer com que se chegue a um consenso e uma lei mais justa no setor cultural.

A produtora Daniele Torres fala sobre a empolgação do público no Seminário #procultura, que traz reflexões sobre o incentivo à cultura e o papel de seus atores.

Tatiana Richard, superintendente da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, afirma que o debate promovido pelo Seminário #procultura é positivo porque não gira só em torno dos procedimentos, o que é um grande avanço no desenvolvimento do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário