sexta-feira, 12 de abril de 2013

Carta e trabalhos do Escultor Floriano Sampaio, filiado da ACAV, 11/04/2013

Carta do Escultor FLORIANO SAMPAIO, filiado da ACAV, enviada em 11 de Abril de 2013. O texto do Floriano foi copiado da publicação da ACAV no Facebook, em 12/04/13 :
https://www.facebook.com/groups/140328199377207/ 
- - -

Palavras da Flavita Boeckel, uma das fundadoras e ex-Presidente da ACAV

" Poema em prosa foi o que li na mensagem de Floriano, pura poesia e verdadeiro exemplo de dignidade e ética, senão vejamos: "
- - -

"Querida Flavita,
Fui responsável pelo Jardim do Escultor na Casa Cor, vendi quase todas as peças e acabei montando algumas no principal empreendimento residencial de Palmas-Tocantins, às margens do Lago.
Venho aqui afirmar que continuarei na ACAV. As pessoas estão sempre prontas a criticar, num mundo onde a superficialidade e a banalidade reinam, já é muito louvável um grupo que tenta se manter fazendo arte. Foi enriquecedor participar, observar as diversas facetas. No princípio fiquei impressionado, pois encontrei em alguns integrantes uma ganância muito grande na necessidade de autoafirmação, próxima da loucura, e achei tudo ainda interessante.
Sou um tanto santo e um tanto insano, corpo onde Dionísio encontra refúgio. Peço desculpas por algumas vezes não controlar meus impulsos dionisíacos. Em 95% do meu tempo prefiro hábitos apolíneos, voltados quase integralmente para o contato com a arte e a natureza.

A Arte é democrática. A arte é de todos, para todos. Tenho a convicção de que absolutamente ninguém é melhor do que ninguém, mesmo. Tudo é apenas um fluxo criativo pulsando em todos os espaços. Um artista naif interpreta e se comunica com o mundo de uma forma e o artista conceitual de outra, ambos utilizando técnicas que dominem, onde o irracional torna-se racionalizado, muitas vezes inconscientemente. A arte, palavra originada do latim Ars, mais que habilidade e técnica, é como o ar que respiramos, invisível, vital, o lastro e o lustro feminino que nos envolve o todo, a imagem do útero materno. Arte não é para ser julgada, valorada e sim algo que lapidamos a cada dia num geto escultórico, moldada no tempo em busca da compreensão do infinito e da atemporalidade.


Loucos e nobres artistas plásticos, a arte salva, resgata uns e a arte mata aquilo que imaginávamos viríamos a ser: influentes e participantes ou nos tornarmos a escória, ignorados por uma sociedade cega, superficial, vil, com mitos e deuses banais."



Alguns belos trabalhos do Escultor e filiado, Sr Floriano Sampaio, que participou do evento Casa Cor e responsável pelo Jardim do Escultor :











Nenhum comentário:

Postar um comentário