segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasília DF, mostra coletiva "Brasil: As Cores da Floresta", 24/06 até 26/07/13

Espiar II, da pintora Loíla, integra a exposição

Organizada sob o título "Brasil: As Cores da Floresta", a exposição montada no Centro Cultural da Câmara Legislativa, até o dia 26 de julho, reúne trabalhos de seis artistas plásticas e uma poetisa. As pinturas, em formatos variados, dialogam pelo uso intenso de cores e uma temática predominantemente abstrata, mas com níveis diversos de tonalidades, às vezes mais fortes, noutras esmaecidas. A solenidade de abertura oficial da mostra está agendada para segunda-feira (24), às 19h, no foyer do plenário da CLDF.

A exposição, que tem a curadoria de Camila Suato, reúne cerca de 60 trabalhos em tinta acrílica sobre tela. Neles, de repente, uma profusão de cores remete a um jardim com plantas aquáticas, visível em um dos quadros apresentados por Solange Lannes. Outras aparecem iluminadas, como se pode ver nas cidades e florestas imaginárias de Carmem Fraga. Enquanto Loíla abre uma "janela" que deixa ver a mata no exterior, ora num verde vivo, ora alaranjada, como sob o efeito do fogo ou do sol, nas obras Espiar I e Espiar II (ver fotos).

Técnica - Luíza Cohen Meneghetti também se utiliza de uma espécie de abertura para convidar o espectador a uma imersão no espaço azul de uma de suas telas. Muitos trabalhos exibidos podem ser inseridos numa categoria de obras "matéricas", caracterizadas pelo uso generoso de camadas de tintas e pelas sobreposições de materiais sobre a tela, como nos trabalhos de Iracema Brochado. Outras também explicitam a técnica que foi empregada na pintura.

A maior diversidade do colorido se encontra, contudo, nas obras de Renata Prata, que "viaja pelo Brasil" e apresenta, além de aspectos humanos, exemplares da flora e fauna em suas telas, que formam polípticos – quando vários quadros são expostos aproximados para formar um conjunto, geralmente, relacionado ao mesmo tema.

Das expositoras, cinco residem no Distrito Federal, e Renata vive e trabalha em Uberaba (MG), onde também atua como arquiteta. Como ela, a poetisa Flora Malta Carpi também não mora em Brasília. A escritora e compositora fluminense reside em Itaperuna (RJ) e comparece à mostra com três poemas: "Flora", "A dança da vida" e "Enquanto houver sol".

SERVIÇO

Brasil: As cores da floresta

Visitação: até 26 de julho de 2013
Horário: de 9h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Local: Foyer do plenário da Câmara Legislativa (Térreo Inferior)
Informações: 3348-8286 (Seção de Relações Públicas/CLDF)

Entrada Franca


Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do que li aqui. Belo trabalho.
    Cristina Jacó
    http://www.cristinajaco.art.br

    ResponderExcluir