segunda-feira, 26 de março de 2012

Texto do STJ - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher




Na noite de quinta-feira (8) de Março, o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu coquetel de abertura da exposição “Retratando Eva”, da artista plástica Bel Miller, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A ministra Laurita Vaz, presidente da Comissão de Documentação do STJ e apreciadora das artes, fez a abertura do evento e afirmou: “Os artistas são fiéis intérpretes de sentimentos e sensações”. Segundo Laurita Vaz, “essa obra traduz diferentes realidades do cotidiano da mulher. Expressão aguçada de sensibilidade”.

Na ocasião, o Tribunal prestou homenagem à artista Cláudia Verônica e às curadoras Ana Monteiro, Fernanda Curado e Flavita Obino Boeckel, que integraram o calendário de exposições do Espaço Cultural STJ em 2011. Elas foram laureadas pela embaixadora da Colômbia, Maria Euvira Pombo; pela embaixatriz dos Estados Unidos, Guisela Shannon e pela embaixatriz da Itália, Antonella La Francesca.

O presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, felicitou todas as mulheres: “Nesse dia eu quero que elas se sintam como realmente são: pessoas maravilhosas, que trabalham em casa, que trabalham fora e que nos ajudam a construir famílias felizes e um Brasil melhor”.

Ministros do STJ e dos Tribunais Superiores, membros da magistratura, familiares dos convidados e servidores da Casa prestigiaram a solenidade.

A exposição “Retratando Eva” foi escolhida para inaugurar, no mês de março, o calendário de exposições de artes de 2012 por ser um trabalho sobre o universo feminino, com 35 telas nas quais a mulher é sempre a personagem central. Eva simboliza todas as mulheres do repertório criativo da artista.

A obra de Bel Miller é feita a partir de colagens e tinta a óleo. A artista já exibiu seu trabalho em várias exposições nacionais e internacionais, porém, essa é a primeira vez que expõe em Brasília. “É um privilégio muito grande expor aqui. Quando cheguei hoje e vi a exposição montada, me emocionei muito. Estou muito feliz, pois este público realmente conhece e gosta de arte”, declarou a artista.

Natural do Rio Grande do Sul, Bel Miller falou sobre sua obra: “eu comecei a descobrir um mundo novo com o papel. E a primeira figura que eu coloquei em cima de uma madeira foi uma mulher e não parei mais de trabalhar com a figura feminina, que é um tema infindável.”

“Eu faço rainhas e deusas, porque todas nós mulheres, mesmo humildes, somos todas deusas. Nunca pararei de trabalhar com esse tema feminino, que é fantástico”, acrescentou.

A mostra fica aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 29 de março, no mezanino do Edifício dos Plenários, no SAFS, quadra 6, lote 1, Trecho III.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3319-8460 e 3319-8373.

Nenhum comentário:

Postar um comentário