segunda-feira, 26 de março de 2012

Agradecimento - Exposição Nando Negreiros

Faço aqui um agradecimento especial aos amigos e familiares, que apesar de seus compromissos de domingo, estiveram presente nesse momento importante de minha história. A presença de todos vocês foi de muita importância. 

Um agradecimento em separado a curadora Jeanne Maz. Seu trabalho de curadoria foi impressionante. Seu trabalho técnico como organizadora das obras e do espaço conferiu grande valor a cada obra em separado, e ao conjunto das obras. 

A Jeanne Maz e Simona Vermeire que nos agraciaram com aqueles lindos textos sobre meu processo artístico. Dois textos de grande valor intelectual que contribuíram para que as admirasse ainda mais.
A Lourenço de bem por todo o apoio durante esses 15 anos de arte em minha vida a partir do momento que o conheci. Lembro-me até hoje do primeiro dia em seu atelier, quando iniciei as aulas de pintura e escultura com esse estimado artista de grande valor no contexto cultural de Brasília e do Brasil. Após meus primeiros gracejos com alguns pincéis e tintas, Lourenço me disse de maneira bastante encorajadora: “Gostei do que você fez e quero que volte aqui na próxima semana”. Assim teve inicio minha trajetória na arte. 

E a artista Flavia Isa Boeckel que além de me levar para o atelier e apresentar o Lourenço, foi quem primeiro escreveu sobre minha obra e meu processo artístico, além de me acompanhar e apoiar durante os primeiros de minha história como artista. 

E a artista Lidiane Leão pelas performances que conferiram um movimento especial a esse evento, nos emocionando com cada frase falada e gesticulada. E aos artistas Carmen Sylvia San Thiago Santos e Rafael Quaglio pelo apoio e ajuda na divulgação.

Quero aproveitar esse espaço, também, para reforçar o convite aos demais convidados. Essa exposição continua aberta a visitação na terça, quarta e quinta-feira das 8:00 horas até as 18:00 horas, e no sábado das 8:00 horas até as 18:00 horas.

Att. NandoNegreiros

Contatos: 96315995 e Atelier Lourenço de Bem – 34091453
Mais informações no endereço: http://nandonegreiros2012.blogspot.com/

IMAGÉTICA DO INCONSCIENTE

Entrar em contato com a obra de Nando Negreiros é adentrar o repertório visual do inconsciente onde seus signos são o prolongamento do seu eu, onde sua trajetória está fidedignamente registrada na poética do visível, onde cada peça foi tatuada - sem amarras psíquicas - com suas vivências e percepções.

A força de seu fazer artístico transforma tudo em que toca, como um midas contemporâneo, que transmuta lixo, panos, garrafas, madeira, plásticos ou qualquer objet trouvé numa viagem imagética, repleta de sinestesias. Os materiais peculiares, as coisas do cotidiano, os elementos descartáveis rompem seus limites e se recriam numa alegoria íntima e pessoal. Assim como o “combine painting” rauschemberghiano, Nando dá ao lixo o status de Arte.

Mesmo nos seus supostos ready-mades, a força artística desse artista brasiliense se impõe, há uma subversão e apropriação do objeto à sua visão artística. O material escolhido não apenas muda de função, ele é completamente transformado, impregna-se de sentimentos, buscas, texturas, dores, descobertas, alegrias, desejos... E cola, muita cola. E tinta, muitas camadas de tinta.

Nessa retrospectiva de quinze anos Negreiros impressiona pela unicidade do seu trabalho, qualidade muito rara num artista tão jovem, identidade que compactua para tornar sua obra tão marcante e inconfundível. Toda peça clama sua expressividade, cada olhar à exposição se metamorfoseia em sua percepção de mundo, tudo dialoga com o expectador, nada se perde na indiferença. Essa originalidade ora insinua-se na massa pigmentaria, ora grita no seu expressionismo violento, algumas vezes encanta nos detalhes dissonantes, noutras arrebata-nos entre o lirismo e o drama.

Mesmo com palheta reduzida e com abuso de tons cinzentos a sua força cromática é imperiosa. Há um encontro (ou esbarro) entre interioridade e exterioridade. A dissecção da psique humana, tema do seu estudo na psicologia, é a matéria viva do seu trabalho e ambos progridem juntos, tendo como base a exploração da sombra, do que está camuflado, do que queremos esconder. A inteireza do homem reverbera nos seus objetos e nos toma de impacto ou assombro. Ou nos inebria...

Impossível não ser tocado pela força artística de Nando Negreiros, impossível não se deter ante sua obra.

Jeanne Maz - Curadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário