sábado, 2 de fevereiro de 2013

Colômbia - Teatro - 1º Festival Latino-Americano de Teatro de Zipaquirá, ES, Folgazões



Folgazões Companhia de Artes Cênicas é selecionada para representar o Brasil
(Foto: Reprodução)
Atores do Espírito Santo irão representar o Brasil  durante e 1º Festival Latino-Americano de Teatro de Zipaquirá, na Colômbia. Isso porque a Folgazões Companhia de Artes Cênicas foi selecionada para participar do evento com a peça “O Pastelão e a Torta”. O encontro incorpora também o 3º Intercâmbio de Teatristas Latino-americanos Independentes (Intelatin) e acontece entre os dias 10 e 20 de agosto deste ano.

Organizado pela Corporação Artística e Cultural Inconsciente Coletivo, o festival terá, além da exibição do grupo capixaba, 12 apresentações de companhias de teatro de rua de vários países. São eles: Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

O Pastelão e a Torta
A peça, farsa medieval encenada na linguagem de teatro de rua, traz no elenco os atores Wyller Villaças, Vanessa Darmani, Duílio Kuster e Foca Magalhães. A obra adaptada é dirigida coletivamente pelos integrantes, com enredo que narra as aventuras e desventuras de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta que são vistos na janela do casal de pasteleiros Joaquim e Marieta. Esteticamente, o espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens que estão presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro de rua.

A companhia foi fundada em 2007, em Vitória. Em sua trajetória vem desenvolvendo uma estética teatral própria fundada a partir de três diretrizes: o diálogo entre as linguagens da música, da dança e da arte da comicidade; a pesquisa das tradições culturais brasileiras, em especial do universo plural capixaba; e a utilização de espaços não convencionais para encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, como praças, ruas e parques.

Fonte: ES Hoje

http://www.capixabao.com/noticia/14617/cultura/folgazoes-companhia-de-artes-cenicas-e-selecionada-para-representar-o-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário