sábado, 2 de fevereiro de 2013

Projetos sensoriais de artes, por Laura Gianino


Projetos sensoriais de artes

Escrito por Laura Gianino
Projetos sensoriais de artes
Faça experiências com texturas, pinte ao som de música, brinque com temperos ou bata uma massa de modelar comestível para um projeto de artes que desperte os sentidos. A arte sensorial é aquela que estimula as sensações, através de uma criação ou resultado final. Um projeto utilizando esse tipo de arte pode engajar o tato, a audição, o olfato e o paladar enquanto o resultado final estimulará a visão.

Tato

Estimule o tato criando arte de diferentes texturas e agradáveis de serem sentidas. Faça colagens texturizadas usando uma variedade de materiais, como lixa, diferentes tipos de metais ou tampas de plástico. Misture objetos duros com itens macios e suaves, como botões, bolas de algodão ou penas. Explore as diferentes texturas de tintas, misturando-as com outras substâncias. Misture uma pequena quantidade de melado na tinta, para torná-la brilhante. Quando o mesmo é feito com o sal, a tinta cintila; quando açúcar é misturado, ela fica granulada, ao passo que a areia a tornará arenosa.

Audição

Deixe que a música lhe inspire conforme você pinta, criando uma experiência áudio sensorial. Arrume um pedaço de papel em branco ou uma tela e comece a pintar ou desenhar ao som de qualquer música que você quiser. Tente algo rápido e otimista, lento e melodioso ou clássico e veja como você se inspira durante a pintura conforme o ritmo da música. Coloque um mix de música eclético para tocar e faça alguma coisa diferente a cada vez que a música for trocada, como mudar cores ou usar pinceladas distintas. Você terá, por fim, um projeto de arte que é a representação visual da sua experiência musical.

Olfato

Crie um projeto de arte que incorpore cheiros que lhe agradem ou traga boas lembranças. Espalhe canela em uma colagem natural ou acrescente diferentes temperos às tintas, como uma pitada de cravo em pó, uma colher de chá de pimenta da Jamaica, suco de um limão, lima ou laranja, ou meia colher de sopa de algum flavorizante como a baunilha ou hortelã. Os cheiros são geralmente incorporados às memórias, então é possível obter inspiração de forma inesperada, conforme são utilizados materiais perfumados na hora da pintura.

Paladar

Crie uma arte comestível misturando substâncias que possam ser moldadas em esculturas e ingeridas depois. Faça uma massa espessa de manteiga de amendoim, usando melado de milho, açúcar cristal, três copos de leite em pó e uma xícara de manteiga de amendoim. Misture até engrossar. Use toda a massa para criar uma escultura grandiosa ou molde pedaços menores de massa em projetos distintos. Depois de você terminar de criar, é possível comer a arte. Faça também massinha de modelar de cream cheese, usando um pacote de 200 gramas de queijo de ricota, meia xícara de laite desnatado seco e uma colher de sopa de mel. Misture bem. O resultado final será uma massa de modelar fácil de ser usada em escullturas e criações, mas que pode ser colocada posteriormente em bolachas para um agrado comestível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário