terça-feira, 19 de junho de 2012

Poucas e Boas 22a edição - Domingo, 24 de junho





Poucas e Boas, arte, design no Lago Norte
24 de junho de 2012 – das 10 às 19H
SHIN QL 12 conj. 6 casa 2 Lago Norte – ateliê Fátima Bueno

Participam: Monica Menkes, Fátima Bueno, Juliana Sato, Paulo Lobo, Cristina Galeão, Brasília Faz Bem, BSB Memo, Delícias Lusas, Cláudia Salles, Graça Seligman, Stans Chocolates, Vera Bosi, Zé Nobre, Wagner Hermusche, Bazar Nova Chance e Brechó Muito Chic.

Contatos: Fátima Bueno – 99783998; Monica Menkes – 96186167; Paulo Lobo – 96016566; Juliana Sato - 91359985
Entrada Franca

A 22a edição do Poucas e Boas reafirma sua proposta de mostrar a produção de ateliês com trabalhos conceituados  dentro e fora de Brasília na área de arte e design. O principal compromisso do núcleo organizador do evento com o público é oferecer um panorama atualizado da pesquisa de artistas e segmentos da gastronomia envolvidos com o aprimoramento constante de seus projetos.  

Fátima Bueno, artista premiada no XII Prêmio Museu da Casa Brasileira, faz parte do coletivo Brasília Faz Bem.  Tem trabalhos individuais de artes visuais, móveis e objetos de design. Em 2010 estreou na literatura com o livro Estou na quadra. É autora do troféu da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura (2012).

Monica Menkes, artista plástica, apresenta a nova série Arte com Amor. Tratam-se de posters e cartões em doze estampas alegres e divertidas. Ideal para um presente diferenciado para si ou para as pessoas que ama. A combinação das palavras, cores e desenhos trazem delicadeza e harmonia. www.monicamenkes.com.br

Juliana Sato expõe delicadas esculturas móveis – composições de objetos confeccionados com materiais diversos partindo da estrutura de fio de cobre. São peças únicas formando uma unidade harmônica e sutil que remetem às lembranças, vivências ou sonhos de cada um.

Para essa edição especial do Poucas e Boas, Paulo Lobo traz um pouco da coleção Perle, Pearl, Pérola que lançou neste ano. São colares, gargantilhas, brincos, anéis, abotoaduras, pulseiras e shambalas. em ouro, prata-germânio, fios de seda  e gemas naturais, lapidadas em formatos originais. www.paulolobodesign.com.br

Cristina Galeão vive no Planalto Central desde 1979. Adobe é o nome da loja e ateliê onde trabalha, pesquisa, vende, recebe, troca, ensina e se encanta com tudo que diz respeito ao mundo da cerâmica. Filha de ceramista, Cristina é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Busca resgatar formas de manipulação e aplicação dos pigmentos naturais utilizados nas sociedades tribais e multiplicar este saber entre o grupo de jovens que participam de seu processo de trabalho.

O projeto Brasília Faz Bem, assinado por Carla de Assis, Fátima Bueno e Ligia de Medeiros, produz desenho de superfície e arte aplicada. Trabalha com a iconografia de Brasília desde 2007. Em 2010 participou da Bienal Brasil de Design em Curitiba, e em 2011 integrou exposição de joias brasileiras na Inglaterra . Em março de 2012 fez parte da mostra Joias Contemporâneas Brasil Dinamarca, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo. Está na lista dos 120 motivos para amar Brasília, encarte da revista Veja em 2011.  www.brasiliafazbem.com.br

Apaixonados por Brasília, Raffael e Thatiana decidiram expressar esse sentimento na proposta BsB Memo Memorabilia, sintonizada com a estética da cidade. O resultado são produtos que encantam tanto turistas quanto moradores, que se identificam com a beleza e as singularidades da capital. A iniciativa do casal traz para as peças de vestuário e objetos de decoração alguns dos ícones da cidade, como a Igrejinha, as Superquadras e as placas de sinalização. www.bsbmemo.com

Claudia Vilela Salles é designer de jóias e acessórios, com pós-graduação em Design de Jóias pela PUC-RIO. Lançou a coleção Brincantes número 1 e número 2, peças articuláveis e lúdicas. Sua coleção seguinte vem com discos sobrepostos até formar longas cadeias coloridas que se enroscam e apresentam novos formatos. Em 2010 participou da Bienal Brasil de Design em Curitiba, e da mostra Joias Contemporâneas Brasil Dinamarca, no Museu da Casa Brasileira, em março deste ano.  
Desde 2009 a fotógrafa Graça Seligman vem desenvolvendo  series temáticas de luminárias fotográficas. Com suas fotos ela cria abajures assinados, não mais de 10 de cada modelo. A criação das luminárias foi o modo como Graça encontrou de ampliar o seu trabalho fotográfico abrindo novas  frentes de uso de imagens, sempre com fotos autorais. Graça nasceu no Rio Grande do sul e vive hoje entre São Paulo e Brasília. Trabalhou mais de 10 anos como jornalista em vários jornais brasileiros. Atualmente dedica-se inteiramente à fotografia. Foi diretora do Museu da Imagem e do Som /São Paulo entre 2004 e 2007; é uma das fotógrafas do Livro Oscar Niemeyer -100 anos, editado pelo Instituto Tomie Ohtake ( 2008); fotógrafa do Livro Cidades do Brasil – Brasília, com texto da jornalista Eliane Cantanhede publicado pela Publifolha; em  outubro de 2008 realizou exposição Brasília Além da Modernidade no Instituto Brasil Itália ( IBRIT) em Milão.  

Delícias Lusas começaram a ser produzidos por Carmo Orrico em meados de 2003, após sua vinda de Portugal. O projeto inicial foi abrir um restaurante e servir pratos internacionais. Os doces então começaram a ser servidos como uma opção de sobremesas para o Restaurante Sabores do Mundo, mas a receptividade do público foi tão grande que o produto ganhou loja própria recentemente na SCLN 314.

Zé Nobre é um artista gráfico, plástico e videasta. Além do trabalho artístico individual, trabalha para institutos culturais, editoras, produtoras de imagem e produtores culturais. Natural de Salvador (Bahia), vive e trabalha em Brasília. No campo das artes,  participou de varias exposições, entre as quais  o Brasil faz design, no Salão do Móvel de  Milão, Itália, onde ganhou o top 10 em design gráfico com essa serie de cartazes para a Feira do Troca de Olhos D'Agua, em Goiás, Brasil, aqui acondicionadas em caixas feitas com partes de gravuras de sua própria autoria, com tiragem exclusiva de 50 exemplares. Coleções destes cartazes estão nos acervos do Museu Edson Carneiro, o Museu Nacional do Folclore, no Palácio do Catete, no Rio e no Acervo Público de Brasília, entre outros acervos de universidades federais. 
Stans Chocolates - chocolates artesanais produzidos com matéria prima belga e elaborados pelo chocolatier suíço Xavier Odermatt. Todos os produtos criados em sua fábrica, há mais de 20 anos no Lago Norte, podem ser encontrados na loja da 407 Sul.

Vera Bosi, arquiteta e urbanista, graduada também em artes plásticas, tem produzido nos  últimos  15 anos, fazendo uso da proposta japonesa do batik (roketsu-zome) em diferentes variedades de seda pura, produtos exclusivos de vestuário e decoração. Traz echarpes e lenços. Seguindo o conceito de wearable art, demonstra completo domínio da técnica na exploração das formas e das cores. É fundadora do Poucas e Boas, tendo participado de mais de dez eventos.

Wagner Hermusche é artista plástico, fotógrafo e designer. Ao longo da carreira, realizou exposições e workshops em países como Nicarágua, Espanha, Canadá, Holanda e Alemanha, ao mesmo tempo em que dirigiu uma série de documentários para TV. Atuou como diretor de criação em projetos de grandes exposições temáticas multidisciplinares, enfocando arte e meio ambiente, realizando também a publicação de alguns livros sobre arte e cultura regional brasileira. Fez exposições em Moscou, Lisboa, México, Seul e Pequim. Desde 2007, cria e produz uma linha de acessórios de moda, Jallapa Accessories e especializa-se na concepção de eco produtos utilizando fibras naturais brasileiras. Para a 22a edição do Poucas e Boas, Hermusche apresenta uma experiência na produção de vestuário que chama de The kamikaze collection, a Coleção Kamikaze. www.hermusche.com
Brechó Muito Chic é um brechó beneficente em prol da Sociedade Cristã São Francisco de Assis, creche em Brasilinha. O brechó é organizado por um grupo de amigas/os voluntários que, como o nome diz, recebe doações de roupas e acessórios muitos chiques. www.brechomuitochic.com.br/
Bazar Nova Chance é um espaço de objetos seminovos, muitos provenientes de edições anteriores de Poucas e Boas e/ou de outros estilos de design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário