terça-feira, 19 de junho de 2012

O Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados e a Embaixada do Japão convidam para programação comemorativa ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil



Como parte das comemorações pelo 104º ano da Imigração japonesa no Brasil, o Grupo Parlamentar Brasil-Japão, juntamente com a Embaixada do Japão, realizam a “Semana Cultural do Japão” na Câmara dos Deputados. O evento contará com exposição de 53 reproduções de gravuras da estampa ukiyo-ê, nome da tradicional gravura japonesa que nasceu na antiga Edo (atual Tóquio) do século XVII como manifestação popular e que mais tarde conquistou o status de arte. As obras são dos artistas mais representativos da técnica, como Hiroshige, Hokusai, Sharaku, Utamaro e Harunobu. Também serão expostos painéis sobre a reconstrução e aspectos culturais da região de Tohoku após o Grande Terremoto do Leste do Japão.

Outro destaque é a exposição de ikebanas, arranjos florais japoneses, montados pelo grupo Ikebana Sogetsu de Brasília. A arte tem sua origem ligada a um antigo ritual budista de veneração às divindades por meio da elaboração e decoração de arranjos com flores. A partir do século XV esse hábito se desenvolveu em uma distinta forma de arte, apresentando uma imensa variação de estilos e vertentes. Tradicionalmente, o Ikebana caracteriza-se por uma atenção especial dada aos detalhes de cada elemento, como a planta e o vaso, a sua disposição visual e os ramos, a relação entre os ramos e o ambiente que os cerca.

Haverá duas solenidades em homenagem ao dia da imigração japonesa no Brasil: A primeira acontecerá no dia 26 de junho (terça-feira) às 10h, no Plenário II do Anexo II com apresentação do taikô (tambor japonês), com o grupo brasiliense “Ryuku Koku Matsuri Daiko”. Existem vários modelos de taikô. Esses tambores podem variar em suas formas e tamanhos e são utilizados em cerimônias que vão de procissões à apresentações musicais. Alguns grupos camponeses especializaram-se no toque com duas baquetas do grande tambor “ô-daiko” e conquistaram o público internacional com suas demonstrações de ritmo e virtuosidade.

A outra solenidade será realizada às 11h do mesmo dia, 26 de junho, no Hall da Taquigrafia, na qual estarão presentes os deputados membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, Luiz Nishimori, Hidekazu Takayama, Walter Ihoshi, Keiko Ota e Junji Abe, o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, entre outras autoridades.



SERVIÇO

Solenidades
Data: 26 de junho de 2012, terça-feira.
Hora:
10 horas - Plenário II, do Anexo II da Câmara de Deputados
11 horas - Hall da Taquigrafia, Anexo II da Câmara de Deputados


Exposições:

Ukiyo-ê e Tohoku
Data: 19 a 28 de junho de 2012
Local: Corredor de Acesso ao Plenário, Edifício Principal da Câmara dos Deputados
Visitação: de 2ª a 6ª , das 9 às 17 horas
Entrada franca

Ikebana
Data: 25 a 28 de junho de 2012
Local: Corredor de Acesso ao Plenário, edifício Principal da Câmara dos Deputados
Visitação: de 2ª a 6ª , das 9 às 17 horas
Entrada franca



C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Câmara dos Deputados
Imprensa.cultura@camara.gov.br
(061) 3215-8081

Nenhum comentário:

Postar um comentário