segunda-feira, 28 de maio de 2012

CineCAL no Museu debate violência urbana


Os quatro filmes que serão exibidos na mostra  CineCAL no Museu, que será realizada na  última semana de maio, no Auditório 2, do Museu Nacional da República, são analisados e discutidos profundamente no e-book Criminologia & Cinema: Perspectivas sobre o Controle Social, organizado pelos  professores Cristina Maria Zackseski  e Evandro Piza Duarte.
 No livro digital  lançado, recentemente, especialistas da área do Direito como Roberto Aguiar, Menelick de Carvalho Netto, Adriane Reis de Araújo e Virgílio de Mattos, entre outros, comentam vários filmes sob a perspectiva crítica abordando temas atuais como o uso da tecnologia para a prevenção da criminalidade; a presença de milícias urbanas; o racismo; a prática de aborto e a violência policial.
A mostra, que tem como tema Repressão, prisão e violência urbana,  vai promover, após cada sessão, um debate que será coordenado pelo professor da Faculdade de Direito da UnB (FD), Alexandre Bernardino Costa. Para aprofundar a discussão, o professor convidou, ainda, alguns profissionais ligados às questões tratadas nos filmes.
Além do professor Bernardino Costa, farão parte do debate o diretor da Casa da Cultura da América Latina  da UnB e ativista do movimento negro latino-americano, Zulu Araújo; a professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e membro do Conselho Nacional de Justiça, Cristina Zackseski; a professora de Direito Penal e procuradora federal da Fundação Cultural Palmares, Dora Lúcia de Lima Bertúlio;  a advogada feminista e professora, Carmen Hein de Campos e o professor de Criminologia, Direito Penal e Processo Penal da UnB, Evandro Piza Duarte.
Alexandre Bernardino, tutor do Programa de Educação Tutorial  (PET) na FD/UnB, informa que os alunos dos cursos de graduação que comparecerem a três sessões da mostra receberão certificado de dezesseis horas complementares, fornecidos pelo PET.
Coordenado por Antonio Carlos Maranhão, o projeto CineCAL no Museu, realizado pela Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), tem o objetivo de fazer a releitura de filmes clássicos, modernos e contemporâneos, abrindo espaço para a análise e discussão sobre os mesmos.
Além do PET, programa criado pelo Ministério da Educação para apoiar as atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão   o evento conta, este ano,  com o apoio da Embaixada da Venezuela.
Programação  
Dia  28 de maio (segunda-feira)
Mississipi em chamas (Estados Unidos). Direção de Alan Parker, drama, 128 minutos, 1988. Em 1964, Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade do Mississipi, onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é uma tônica constante. Censura 16 anos
Debate com Alexandre Bernardino, Zulu Araújo e Dora Lúcia Bertúlio
 Dia 29 de maio (terça-feira)
 Notícias de uma guerra particular (Brasil). Direção de João Moreira Salles e Kátia Lund, 1999, 57 minutos. O documentário retrata o cotidiano dos traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos (1997 - 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao tráfico de entorpecentes, o filme traça um paralelo entre as falas de moradores, traficantes e da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em um conflito que não é uma "guerra civil", mas uma "guerra particular".Censura 16 anos  Debate com  Alexandre Bernardino Costa, Zulu Araújo e Cristina Maria Zackseski
  Dia 30 de maio (quarta-feira)
 O segredo de Vera Drake (Inglaterra). Direção de Mike Leigh, 2004,  125 minutos. Em 1950, Vera Drake (Imelda Staunton) mora com seu marido Stan (Philip Davis) e seus filhos já crescidos, Sid (Daniel Mays) e Ethel (Alex Kelly), em Londres. Eles não são ricos, mas formam uma família feliz e unida. Vera trabalha como faxineira e Stan é mecânico na oficina de seu irmão. Porém, ela mantém uma atividade paralela que esconde do resto da família: sem aceitar pagamento, ajuda jovens mulheres a abortarem. Quando uma dessas garotas precisa seguir para o hospital, a polícia começa uma investigação que faz o mundo de Vera desabar. Censura 16 anos
Debate   com  Alexandre Bernardino Costa e  Carmen Hein de Campos
Dia 31 de maio (quinta-feira)
 Memories (Japão). Direção de Katsuhiro Otomo, Koji Morimoto e Tensai Okamura, 1995, 113 minutos. Dividido em três histórias, Magnetic Rose, dirigida por Morimoto, fala sobre dois viajantes espaciais  que, seguindo um sinal, acabam sendo levados para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher. Okamura dirigeStink Bomb, onde um jovem químico acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável pronta para atingir Tóquio. Cannon Fodder, de Otomo, mostra um dia da vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos. Censura 16 anos
Debate com Evandro Piza Duarte
 Serviço:
Evento CineCAL no Museu Repressão, prisão e violência urbana
Entrada franca  
Endereço do Museu do Complexo Nacional da RepúblicaEsplanada dos Ministérios ( ao lado da Biblioteca Nacional)
Hora19h30
Telefones para contato: 3321.5811, 3245.5057 (Antonio Carlos Maranhão); 3321.5811, 8623.1391 (Rômulo Juracy)
 RealizaçãoCAL/DEX/UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário