segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quarta, tem JOGO DE CENA! - 25.04.2012 - 20h





| Clique nas imagens para ampliar |


JOGO DE CENA! - 25.04.2012 - 20h - Sala Martins Pena

Veja mais no:
www.facebook.com/pages/Jogo-de-Cena/337556476274098

Artista participante do Jogo de Cena: Marcelino Cruz
(associado da ACAV)

Sobre

Tradicional programa de auditório que divulga as artes feitas em Brasília.

Biografia

Em 1985, um grupo de atores, produtores e pensadores culturais de Brasília, preocupados com a falta de espaço para a apresentação de produções e com a ausência de incentivos para a área, decidiu criar um evento que permitisse uma participação democrática de toda a classe artística brasiliense. Foi assim que, na primeira semana de agosto daquele ano, aconteceu, no palco do Teatro Galpãozinho (hoje Espaço Cultural Renato Russo), a primeira apresentação do Jogo de Cena.

A idéia era simples, mas tinha todos os elementos necessários para funcionar. Durante cerca de duas horas, subiam ao palco os atores, dançarinos, músicos e artistas plásticos que, em pouco mais de 10 minutos, pudessem mostrar um trecho da obra na qual estivessem trabalhando no momento. Desta forma, um diretor de teatro em período de ensaio, com estréia marcada, sabia que tinha um local certo onde anunciar o seu produto e testar a reação do público, já que um trecho da peça seria atuada no palco do Galpãozinho.

Desta forma, os artistas podiam se exercitar diante da platéia e os produtores podiam vender o resultado dos seus trabalhos, escapando da miséria dos meios de comunicação da cidade que, em geral, torcem o nariz para as produções locais, privilegiando as montagens e espetáculos vindos de fora da capital. Além disto, o público brasiliense, que se sentia abandonado numa cidade onde havia pouco para se fazer, passou a ter um endereço certo e periódico de diversão: o Jogo de Cena.

Passadas mais de duas décadas, o Jogo de Cena que já ocupou os teatros mais importantes da capital, continua sendo um espaço de sucesso tanto para a classe artística quanto para o público.

Participações importantes

Desde sua criação passaram pelos palcos do Jogo de Cena diversos artistas e celebridades de Brasília e do Brasil. Nomes como Cássia Eller, Marcelo Saback, Os Raimundos, Cida Mendes participaram da programação do Jogo de Cena no início de suas carreiras.


Descrição
Criado em 1985, o Jogo de Cena é um evento mensal genuinamente brasiliense, que segue o modelo de um programa de auditório e tem como principal objetivo divulgar a arte produzida em Brasília, Distrito Federal.

Dividido em quadros, o evento é aberto à apresentação das mais diversas manifestações e estilos artísticos, fazendo com que cada uma de suas edições seja única. O roteiro de cada programa é formado a partir das inscrições colhidas para os diversos quadros e também, pelo intermédio de convite a artistas já consagrados.

Os quadros são: Cometas Cenas (apresentação de teatro), Sua Pessoa Dança (apresentação de dança), TV Fora do Ar (cinema, TV e vídeo), Pintor da Noite (artistes plásticas), Se Toque (apresentação musical), Fale Pessoa (entrevistas), Cometa Bala (esquetes rápidos) e Forma e Ato (performances artísticas e esportivas).

Os quadros são entremeados pela participação do público, que tem a oportunidade de experimentar ser artista por uma noite ou simplesmente de participar das brincadeiras para receber prêmios. A condução do evento, bem como a animação da platéia, fica por conta dos apresentadores e comediantes Welder Rodrigues e Ricardo Pipo integrantes da Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo.

Cada edição do programa, que dura cerca de duas horas, é formada por aproximadamente sete quadros, observando-se a diversidade e a perpendicularidade de estilos e gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário