sexta-feira, 14 de junho de 2013

Florianópolis SC, Projeto “Interfaces Desfigurativas” traz Olivier De Sagazan ao Brasil, 12/06/13

Contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, projeto realiza oficina, debate, mostra de vídeo e performances em Florianópolis (SC)

Projeto " Interfaces Desfigurativas "

A partir de 12 de junho, o projeto Interfaces Desfigurativas – Intercâmbio entre solos (Brasil/França) dá início a uma variada programação que inclui oficina, debate, mostra de vídeo e apresentação da performance internacional “Transfiguração” , de Olivier De Sagazan, além de solos de Elisa Schmidt e Ghel Nikaido. As atividades serão realizadas em Florianópolis (SC).

Contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, o projeto é de autoria de Elisa Shimidt. Mestre em teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina, ela começou, em 2009, a pesquisar e se inspirar no trabalho de Olivier De Sagazan. A artista investigou sobre as interfaces entre as artes – dança, escultura, pintura e performance – presentes no repertório de obras do artista, e dois anos mais tarde embarcou para a França, onde aprendeu sobre o uso da desfiguração como estratégia de desestabilização e de deformação da figura diretamente com  De Sagazan.

A primeira ação será realizada entre os dias 12 e 14 de junho, das 9h às 12h. É a Oficina Matéria-Prima no Jurerê Sport Clube -, em Jurerê Internacional, que conta com a participação de profissionais, estudantes e artistas. No dia 14 de junho, das 14h às 18h, acontece o debate e apresentação do vídeo Sanctus Nemorensis, no auditório do bloco amarelo, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). O conteúdo aborda os aspectos autobiográficos e filosóficos trabalhados pelo artista na utilização de diferentes mídias na composição de suas obras – como a escultura, o desenho, o vídeo, arte e performance. Em 15 de junho, no Sesc Prainha, às 20h, será a noite da Performance Transfiguração, com apresentação de De Sagazan, com entrada gratuita. Nos dias 14 e 15 de junho, estará em exposição a Mostra de Desenhos da artista Adriana Maria dos Santos, a partir das 19h, no Coletivos/Creperia Degrau, na Lagoa da Conceição.

O artista Olivier De Sagazan ainda presta consultoria ao trabalho de Elisa Schmidt e do bailarino Ghel Nikaido, que desenvolveram solos de dança com base no estudo da desfiguração. A apresentação dos solos de dança Entre Terra e Meum Corpus será entre os dias 3 e 7 de julho, às 20h, no Sesc Prainha, em Florianópolis, com entrada gratuita. “Estamos unindo três cabeças que pensam a desfiguração em arte para a configuração do projeto. De maneira genérica, o trabalho visceral do De Sagazan me faz compreender pela sensação, não pela lógica. O anacronismo é presente no trabalho dele como uma maneira de repensar o ser humano ancestral e o contemporâneo, bem como o conformismo burocrático à mercê de uma paisagem congelada e pouco questionada”, comenta a idealizadora do projeto Elisa Schmidt.

Olivier De Sagazan

Esta é a segunda vez que o artista vem ao Brasil, a primeira foi em Belo Horizonte (MG), em 2010. No trabalho de performance, Olivier De Sagazan exprime a fascinação sensível. Com mais de 30 anos de experiência, o artista possui em seu repertório obras como Transfiguration, Transfiguration Hybridation, Transept, L´enfermoi, que foram apresentadas em diferentes países como França, Canadá, Japão, Inglaterra e Brasil. No trabalho com escultura e desenho, De Sagazan expôs em muitas galerias, entre elas: Marie Vitoux, em Paris; Grand’Rue, em Poitiers . Entre as bibliografias escritas sobre suas obras constam os livros: Transfiguration – Edição Democratic bocks; Le Fantôme dans la machine – Edição Universitaire D’Angers ; Carnet D’atelier – Edição Mémoire Vivante ; Etres Chairs – Edição Nazairienne ; Quand le visage perd sa face – La défiguration en art / La Violence en Art – Editição Vitoux. Participou também do filme Samsara, de Ron Frick – realizador de Baraka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário