sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brasília DF, UnB, Exposição "A Beleza da Cultura Iraniana", 03 à 10/06/13

Mariana Costa/UnB Agência

Arte Iraniana na Biblioteca Central
Exposição apresenta obras do país oriental 
Gabriela Almeida - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Peças de tapeçaria, fotos e pinturas do Irã estão à mostra na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE). Os objetos compõe a exposição A Beleza da Cultura Iraniana, que fica aberta à visitação até 10 de junho. "Essa exposição não é comercial. A finalidade é perpetuar a riqueza da arte do país. Futuramente temos planos de fazer uma mostra de filmes", disse o conselheiro da Embaixada do Irã e organizador do evento, Mehdi Zanjani.
A Beleza da Cultura Iraniana foi aberta ao público na última segunda-feira (3), na Sala de Exposições da BCE. Além de membros da embaixada e ocupantes de cargos diplomáticos, muitos estudantes e visitantes já foram conhecer as obras. "Gostei da exposição como um todo. Senti falta apenas de datas nas pinturas e peças", disse o estudante de Geografia Fernando Ferraz. Para a aposentada Ângela Alcântara, a exposição apresenta novas perspectivas do país asiático. “É um espaço maravilhoso. Permite que a gente veja o Irã de uma forma diferente. Percebemos como o Ocidente tem uma visão deturpada daquela região”, diz.

As peças de arte parecem mesmo contribuir para mudanças aos olhares externos. Convidado para a abertura do evento, o advogado Acilino Ribeiro chamou atenção para o papel do Oriente Médio na busca pela pacificação local. “O mundo olha para o Oriente, para o Irã, como um fomentador de guerras, mas é exatamente o contrário. No tempo em que estive com eles, pude constatar que é um povo que luta pela paz, pelo meio ambiente, por causas sociais", diz.
 
A exposição foi concebida pela Embaixada do Irã em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os horários para visitação vão das 7h às 23h45, de segunda a sexta, e das 8h às 17h45, aos sábados e domingos. 
 
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900 - Telefone Geral (55 61)3107 3300
Copyright © 2008 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário