sexta-feira, 12 de abril de 2013

Brasília DF, Salvador BA; Oficinas de Projeto A.E.T. (Ativador de Espacialidades Temporárias),

Através de plataforma virtual, projeto – contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais –, ensina os participantes a desenvolverem propostas para uso de espaços diversos.


Em abril, mais duas capitais – Brasília (DF) e Salvador (BA) – recebem as oficinas do projeto A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias], que foi um dos contemplados no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. No curso, os participantes aprendem a usar a ferramenta digital e a desenvolver propostas para uso temporário de espaços diversos, além de estratégias para viabilizar suas ideias. Podem participar artistas, arquitetos, estudantes e demais interessados.

O projeto já passou por seis capitais – Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá e Palmas. Depois de Brasília e Salvador, seguirá, em maio e junho, para Fortaleza e Belém, respectivamente. As oficinas têm duração de cinco dias e são ministradas pelo autor do projeto, o artista visual Breno Silva. Em cada uma, são oferecidas 20 vagas.

A proposta é que o A.E.T funcione como um site, uma plataforma virtual destinada a aproximar pessoas com propostas de ocupação, colaboradores e financiadores das iniciativas, além de donos de espaços, como terrenos vagos, construções abandonadas, casas que não estejam ocupadas, garagens; enfim locais que possam ser transformados, temporariamente, em áreas de lazer, festas, bibliotecas, apresentações artísticas e outras possibilidades relacionadas à arte.

Sobre o autor do projeto
Breno Silva é artista visual, arquiteto, urbanista e professor. Realiza trabalhos colaborativos, promovendo arte urbana experimental, como o projeto Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Experimental (2005 – Belo Horizonte / 2008- Fortaleza); vídeos e exposições como Panorama da arte brasileira – Itinerâncias Itinerários – MAM-SP (2011); cursos livres e oficinas sobre alternativas de usos para as cidades, como Espacialidad de la experiência (2012 – México D.F.); palestras, debates e publicações sobre ocupações urbanas experimentais. Doutorando em Processos urbanos contemporâneos – PPGAU-UFBA.

Projeto A.E.T. [Ativador de Espacialidades Temporárias]
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

11 a 14 de abril
Das 19h às 21 h
Funarte Brasília – Sala Cássia Eller
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
Lote 2
Brasília (DF)

16 a20 de abril
Das 19h às 21 h
EBA/UFBA
Rua Araújo Pinho 212 – Canela
Salvador (BA)

Agenda

Porto Alegre – 18 a 22 de fevereiro
Florianópolis – 23 a 27 de fevereiro
Rio de Janeiro – 4 a 8 de março
São Paulo – 11 a 15 de março
Cuiabá – 19 a 22 de março
Palmas – 25 a 29 de março
Brasília – 11 a 14 de abril
Salvador – 16 a 20 de abril
Fortaleza – 27 a 31 de maio
Belém – 10 a 14 de junho

Inscrições e informações aqui :
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dHhwRnU5ajFRdFVOdWdjLS01QTAyU1E6MQ

Mais informações através do e-mail :
ativadorcontato@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário