sábado, 13 de abril de 2013

Brasília DF, Exposição sobre o arquiteto Luís Saia no IPHAN, até 28/06/2013

   

A Exposição Luís Saia:Memória e Política está disponível para o público da Capital Federal até o dia 28 de junho, na sala Mário de Andrade, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), em Brasília.

A exposição traz obras e projetos que revelam a trajetória profissional deste arquiteto paulista que foi um dos grandes nomes na arquitetura e na pesquisa folclórica do Brasil. A mostra integra a programação do 1º Seminário Trajetórias Profissionais – Urbanistas e Urbanismo no Brasil, que está sendo realizado em Brasília, entre os dias 11 e 12 de abril, pelo Grupo de Pesquisa em Urbanismo e História da Cidade, da UNB.

A proposta da exposição é apresentar a trajetória profissional, as ideias, a obra e as realizações nos campos da história, arquitetura, urbanismo e do patrimônio cultural de Luís Saia. Figura de extrema importância para a arquitetura e urbanismo no país, bem como para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Ele participou de momentos emblemáticos da história do país ao lado de grandes nomes como Mário de Andrade, Dina Lèvy-Strauss, Rodrigo Melo Franco de Andrade e João Batista Vilanova Artigas. Elaborou diversos projetos arquitetônicos, urbanísticos e planos diretores, dentre outros trabalhos. Participou da criação do Ipham em São Paulo, onde atuou por quase 40 anos, escrevendo e executando obras de restauro.

O arquiteto teve atuação destacada também na área do folclore, onde chefiou a Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura do Município de São Paulo, organizada pelo escritor Mário de Andrade, no ano de 1938. Esta foi a primeira expedição a percorrer o interior do Norte e Nordeste brasileiro, mapeando a música regional e a cultura popular. A equipe de pesquisadores coletou gravações, fotografias, filmes, desenhos, notações musicais e informações detalhadas sobre o folclore da região.

No Iphan-SP,  Luís Saia foi diretamente responsável pela restauração de mais de 30 edificações, entre elas as casas do Bandeirante e do Caxingui. E também propôs o tombamento de diversos monumentos e coleções de obras de arte distribuídas pelos estados do Sul do Brasil. Promoveu ainda duas grandes pesquisas, uma sobre coleções de obras de arte e outra sobre a arquitetura do café.

(Fonte: Iphan/MinC)
(Texto: Patrícia Saldanha,Ascom/MinC)
(Foto: Núbia Selen)

Fonte :
http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/exposicao-sobre-o-arquiteto-luis-saia-pode-ser-conferida-na-sede-do-iphan-em-brasilia/10883


Nenhum comentário:

Postar um comentário