segunda-feira, 8 de abril de 2013

Brasília Df, Exposição "Arte na Capital – Brasília 53 anos", Arte Visual Contemporânea, 09 à 28/04/2013


A exposição Arte na Capital – Brasília 53 anos é uma mostra coletiva de arte visual contemporânea, com telas e fotografias tiradas por telefone celular. Ressalta a importância histórica e cultural de Brasília e sua relevância internacional como patrimônio cultural da humanidade. Busca alertar o público, principalmente as novas gerações, para a necessidade de preservação desse patrimônio, contribuindo desta forma, também, com a preservação da memória coletiva do povo de Brasília. Três artistas participarão desta mostra: os artistas plásticos Janduy Malta e Júlia dos Santos Baptista,  e o fotógrafo Jimmy Christian.

Janduy Malta é pernambucano e, aos 16 anos, já era letrista e decorador de clubes em sua cidade e em cidades vizinhas, onde ficou conhecido e onde até hoje permanecem alguns de seus trabalhos pintados em paredes. Mas o artista não se conformava em pintar em paredes, pois logo os ambientes eram reformados ou danificados com pichações. Depois de ver tantos trabalhos perdidos, passou a acreditar que pintura em parede é arte jogada fora.  Artista plástico autodidata, aos 17 anos parou de pintar em paredes e começou a utilizar telas que mostram a história das cidades do Nordeste.

Em 1986, ao completar 18 anos, mudou-se para Brasília e, encantado com as formas geométricas da capital, passou a estudar sua história e definiu a cidade como “uma linda mulher”, retratando-a em símbolos, cores e formas geométricas. Segundo o artista, é impossível estar em Brasília e não perceber a presença equilátera de três personagens de sua história em seus monumentos de formas curvas: Lucio Costa, Athos Bulcão e, principalmente, Oscar Niemayer. A união de retas, curvas e arte é a contribuição destes três personagens para a formação da história de Brasília e a base para a criação das telas do artista plástico.
As telas apresentadas nesta coletiva fazem parte de uma nova série chamada Brasília Filha do Brasil, onde interpreta as obras de arte em aço e concreto de Oscar Niemayer , bem como as curvas do urbanismo de Lucio Costa e as cerâmicas de Athos Bulcão.

O fotógrafo Jimmy Christian criou um olhar mais artístico sobre Brasília. Sua exposição: PLANOPANORAMA – BRASÍLIA é um ensaio que enaltece o debate na sociedade para a preservação do seu patrimônio histórico e visual, além de acirrar as discussões se a fotografia é arte, se a fotografia de celular é fotografia e sobre qual o futuro da fotografia. De acordo com sua visão sobre a cidade, Brasília merece respeito, pois também cresce junto com toda a contemporaneidade do mundo. Até bem pouco tempo atrás, só era possível fazer fotografias através de equipamentos especiais e muito pesados. Hoje em dia, graças a alta tecnologia digital avançada, a fotografia se popularizou e com as câmeras de celular se descobriu uma nova forma de fotografar o mundo. Segundo Christian, tais recursos oferecidos pelos telefones celulares às vezes são desprezados pelos fotógrafos.  Para homenagear a capital do Brasil pelos seus 53 anos em 2013, Jimmy apresenta uma “Brasília de um ângulo jamais visto, um novo olhar sobre o Plano Piloto, cheio de efeitos visuais e de uma maneira singular em planos panorâmicos”.

Já a artista plástica Júlia dos Santos Baptista nasceu e cresceu em Brasília. A partir de 2001, começou a frenquentar aulas de artes plásticas na Academia de Artes Plásticas Gerrit Rietveld e na Wackers Academia de Belas Artes em Amsterdã, Holanda. Suas pinturas contêm imagens puras em cores fortes, e a maioria de seus trabalhos expressam lembranças de sua infância em Brasília. “Naquela época, Brasília era uma cidade recém-nascida que atraia pessoas de todo Brasil em busca de uma nova vida. Pessoas que esperavam encontrar ali um novo futuro. Trabalhadores corajosos e otimistas inspirados pela ideia de construir uma nova capital e uma nova vida”.

As pinturas retratam aspectos dessa alegria de viver e a dedicação inerente desse povo. Desde 2005, Júlia vem desenvolvendo uma série de pinturas inspiradas no rico patrimônio arquitetônico e humano de Brasília, que contempla elementos da flora e do universo pictórico dos brasilienses. Em 2010, a Coleção Brasília, que já foi exposta com sucesso em expressivas cidades européias, foi escolhida para ilustrar os selos do cinquentenário de nossa capital. “Dessa forma, venho divulgando a história da cidade por meio das imagens dos selos comemorativos e das exposições de uma forma lúdica, colorida e educativa. Acredito que esta exposicão  poderá contribuir de uma maneira bastante direta e  inovadora com o Programa Turismo Cívico em Brasília”.

SERVIÇO - Exposição Arte na Capital – Brasília 53 anos

Abertura oficial: 9 de abril
Hora: 11 horas
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre.

Visitação
Data: de 9 a 28 de abril de 2013
Hora: das 9 às 17 horas
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Entrada franca

C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Centro Cultural Câmara dos Deputados
Imprensa.cultura@camara.gov.br
(061) 3215-8092

Nenhum comentário:

Postar um comentário