terça-feira, 16 de abril de 2013

Brasília DF, Exposição Arte, Ciência e Tecnologia, UNB, 18/04/13 - 17:00 h



O Edifício CDT no Campus Darcy Ribeiro da UnB será palco para a Exposição Arte, Ciência e Tecnologia Desenvolvimento de Processo Para Produção de Tinta Offset a Partir de Óleos Residuais e Aplicação em Xilogravura. Dia 18 de Abril, às 17h. Confira!
Data: 18 de Abril, Quinta-feira
Hora: 17h.
Local: Universidade de Brasília - Edifício CDT, Campus Darcy Ribeiro da UnB, Asa Norte.

Sobre
Exposição Arte, Ciência e Tecnologia Desenvolvimento de Processo Para Produção de Tinta Offset a Partir de Óleos Residuais e Aplicação em Xilogravura

Será realizada, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, a exposição “Arte, ciência e tecnologia: Desenvolvimento de processo para produção de tinta offset a partir de óleos residuais e aplicação em xilogravura”, que apresentará obras do aluno e artista Ramon Carvalho produzidas a partir do procedimento de reciclagem de óleos e gorduras.

No Brasil, aproximadamente três bilhões de litros de óleo são destinados para indústrias, comércios em geral e residências. Para o consumo alimentício, no mínimo metade dessa quantidade é descartada após o uso. Óleos e gorduras (OGs), em especial os óleos e gorduras residuais (OGRs) são responsáveis por diversos problemas sociais e ambientais, dentre eles o entupimento de encanamentos e ralos, por dificultar o tratamento de esgotos e poluir rios e reservatórios de água. Foi buscando soluções para esses problemas que os químicos Vinícius Mello e Guilherme Bandeira, orientados pelo professor do Instituto de Química, Paulo Suarez, atual diretor do CDT/UnB, criaram um procedimento que visa à reutilização desses óleos e gorduras na criação de tintas Offset, diminuindo assim os impactos socioambientais desses produtos. O resultado do processo foi testado pelo artista Ramon Carvalho, na produção de gravuras pelo processo de xilogravura, que concluiu que o mesmo levou a uma textura adequada e equivalente aos produtos disponíveis no mercado. As tintas produzidas a partir desse procedimento foram utilizadas nas artes que serão apresentadas no dia 18, com o objetivo de demonstrar o sucesso dessa nova tecnologia sustentável.

Ingressos
Não informado.

Mais informações
Contato: (61) 3107-4101
Classificação: Não informado.

Fonte :
http://brasilia.deboa.com/cultural/exposicao-arte-ciencia-e-tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário