terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UNB - Artes Cênicas - Festival de Artes Cênicas da UnB Cometa Cenas, As Aventuras da Belezidade, 05 e 06 Março 2013

Bernardo Côrtes/Divulgação
 

Alunas estreiam espetáculo no Departamento de Artes Cênicas
As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline fala das agruras de viver em busca dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Espetáculo acontece até domingo
Grace Perpetuo - Da Secretaria de Comunicação da UnB


 Tamanho do Texto

No ano passado, um grupo de 20 estudantes da graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília partiu para uma pesquisa colaborativa em torno da negação – quer seja da cor, do gênero, do corpo ou à realidade. A pesquisa – aprofundada pelas atrizes e estudantes de Artes Cênicas Stephanie Marques e Julia Caleffi – resultou no espetáculo As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline, que estreia nesta sexta-feira, 15, às 19h, na Sala BT-16 do Departamento de Artes Cênicas. Haverá apresentações também no sábado, 16, e domingo, 17, sempre no mesmo horário. O espetáculo dura 40 minutos, tem censura 14 anos e entrada franca. Em cena, as duas atrizes se desdobram em seis personagens para versar sobre uma manifestação específica da negação: a da própria aparência.
“Sabemos que a mulher frequentemente se vê obrigada a seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade: muitas vezes ela não consegue se aceitar como é”, diz Stephanie, que se forma ainda neste semestre, também ao lado de Julia. Segundo a atriz, a peça questiona padrões e comportamentos vigentes – que podem levar ao consumismo desenfreado, às deformidades de cirurgias plásticas exageradas e a distúrbios alimentares e de comportamento. “Menina tem de ser sempre bonitinha: não pode falar palavrão, não pode sentar de perna aberta”, comenta Stephanie.
A atriz conta que a pesquisa que sustenta a peça resultou antes no espetáculo Quem Disse que Não, encenado em 2012 na Funarte. “Construímos a pesquisa a partir de depoimentos, de nossas próprias histórias – que acabam sendo um pequeno retrato da sociedade como um todo. Lançávamos perguntas como ‘o que eu nego’ ou ‘quando sou negado?’. Neste processo, eu e Julia passamos a desenvolver o tema da negação do corpo”, revela Stephanie.
De acordo com Stephanie, os seis personagens de As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline retratam as principais fases da mulher: a infância, a idade adulta e a velhice. Stephanie conta que, para evocar o tema na infância, as atrizes dão vida a duas crianças – uma pequena miss “que já tem mentalidade e comportamento adulto, mas que não deixa de ser uma crianças”; e outra que “tenta transformar todas as coisas, fazendo ‘cirurgias plásticas’ em seus brinquedos”, ri a atriz. Para falar do universo da mulher adulta, entram em cena uma cantora bem-cuidada e uma profissional sobrecarregada.  “Quanto às idosas, representamos uma saudosista – que já foi bonita, um dia, e sente falta disso – e outra que não acha que está velha”, diz a atriz.
Os espectadores não ficam de fora do espetáculo. “A gente quer jogar com o público: depois do final da peça, a plateia tem de escolher qual das personagens é a mais bonita, mesmo estando transformadas ou deformadas”, conta Stephanie, que provoca: “Estarão escolhendo a beleza, ou não?”.
AGENDA – No mês que vem, o espetáculo As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline participará também do Festival de Artes Cênicas da UnB Cometa Cenas, com apresentações no dia 5 de março, às 17h, e 6 de março, às 22h.
As atrizes Julia Caleffi e Stephanie Marques assinam também figurino e cenário da peça, que conta com colaboração da dramaturgista Fabrícia Carvalho e participação especial de Tath Braz. A iluminação é dos estudantes de Artes Cênicas Lorena Pires e Tiago Medeiros.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
Fonte :
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7575

Nenhum comentário:

Postar um comentário