sábado, 5 de janeiro de 2013

Inauguração - Cidade das Artes, Rio de Janeiro, 03/01/2013


A Cidade das Artes, antiga Cidade da Música, é um complexo cultural localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurada ontem 03 de janeiro de 2013.
Localizada no Trevo das Palmeiras, Barra da Tijuca Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o projeto é  de autoria do arquiteto francês Christian de Portzamparc  .
Nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do Rio de Janeiro, a Cidade da Música abrigará a segunda maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América Latina após o Teatro Colón de Buenos Aires, com até 1.800 lugares.
Courtesy of Revista Techné
O conjunto possui aproximadamente 95 mil metros quadrados e conta, além das salas de concerto e música de câmara, 13 salas de ensaio e salas de aula. Do terraço, tem-se uma visão panorâmica da região, que abrange a praia da Barra e a Baixada de Jacarepaguá.
Este foi o primeiro projeto no Brasil do arquiteto francês que já é consagrado por mais de 30 projetos musicais em todo o mundo, entre eles o da Cité de La Musique de La Villette, em Paris, a Filarmônica de Luxemburgo e a Escola de Dança de Ópera de Nanterre, França.
O conceito desenvolvido para o projeto foi de um terraço no alto, aberto para o entorno, porque o arquiteto queria elevar a construção o suficiente para obter visibilidade e destacá-la ao longe. “Se ficasse no solo, o edifício desapareceria no conjunto”, explica o arquiteto.
Além da Grande Sala destinada a concertos sinfônicos e de ópera, dispõe ainda de sala para música de câmara/música popular/jazz, para música eletroacústica, camarins; salas de ensaio; salas para aulas de música; midiateca; depósito de instrumentos; escritórios da administração da OSB; três cinemas de arte, além de restaurante, cafés e lojas.
© Carlo Wrede / Agência O Dia
Como a intervenção teria um forte impacto urbanístico na área, foi prevista a construção de túneis, passagens subterrâneas e vias para integração dos acessos de pedestres com os meios de transporte público, além de área de estacionamento para 650 veículos.
O espetáculo Rock in Rio – O Musical,  marca a inauguração da Cidade das Artes, que ocorre em sistema de soft opening, um espécie de teste do prédio, onde a produção do musical ocupa o espaço e, em troca, implementa a logística necessária ao seu funcionamento.


Fonte :  http://www.archdaily.com.br/90081/hoje-sera-inaugurada-a-cidade-das-artes-de-portzamparc-rio-de-janeiro-rj/

Citar: Helm , Joanna . "Ontem foi inaugurada a Cidade das Artes de Portzamparc / Rio de Janeiro – RJ" 04 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 05 Jan 2013. <http://www.archdaily.com.br/90081>

Nenhum comentário:

Postar um comentário