sábado, 5 de janeiro de 2013

Filmes brasileiros mais esperados de 2013, por Ulisses da Motta Costa


Normalmente, as publicações cinéfilas fazem listas no início do ano dos filmes mais esperados para a temporada. Claro, são sempre títulos dos altos escalões hollywoodianos ou fitas que estão fazendo sucesso em festivais.

Eu resolvi ir na contramão e publicar uma lista composta apenas por filmes nacionais. Dos que estão programados para 2013, selecionei 14 que fogem das comédias clichês que irão invadir nossos cinemas durante o ano. Ou seja, não tem De Pernas pro Ar 2Crô ou outras prováveis tolices. A seleção engloba obras de diferentes gêneros e estados: tem suspense, aventura, infantis, filmes históricos e animações.

O calendário das produções nacionais é incerto e pode mudar (há títulos sem previsão de lançamento), especialmente mais para o fim do ano. Mas vale a pena conferir a lista e ficar atento. Os links levam aos trailers ou ao site dos filmes.
Bom cinema a todos em 2013!

[Atualização 02/01/2013]: Incluí uma 15o produção da qual eu tinha me esquecido, Vermelho Brasil. Olhem no final da lista. 

O Som ao Redor
O Som Ao Redor 
Estreia: 4 de janeiro
Gênero: Suspense
Direção de Kleber Mendonça Filho. Com Irandhir Santos.
Por que assistir: Realizado em Pernambuco, tem chamado a atenção de festivais internacionais e dentro do Brasil também (levou três Kikitos em Gramado) e foi listado pelo The New York Times como um dos dez melhores filmes de 2012 (ao lado de lançamentos de Spielberg e Tarantino). A história envolve as transformações de um bairro de classe média em Recife quando uma milícia chega ao local para proteger os moradores.
Imperdível!

Tainá - A Origem 
Estreia: 8 de fevereiro
Gênero: Infantil / aventura
Direção de Rosane Svartman. Com Wiranu Tembé e Gracindo Jr.
Por que assistir: É o terceiro filme da franquia (antes teve Tainá - Uma Aventura na Amazônia, de 2001, e Tainá 2 - A Aventura Continua, de 2004) que já levou mais de 1,6 milhão de espectadores aos cinemas. O novo título conta as origens da heroína indígena -- vivida aqui pela pequena Wiranu Tembé, descoberta pela produção na aldeia Tekohaw, no Pará. Tem colhido boa recepção em festivais de filmes infantis. 

Colegas
Colegas
Estreia: 1o de março
Gêneros: Road movie
Direção de Marcelo Galvão. Com Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola.
Por que assistir: Road movie com elementos de comédia e aventura, o filme é estrelado por três atores com Síndrome de Down. No roteiro, eles roubam um velho Karmann-Ghia e partem numa viagem para a Argentina. Algumas das locações foram feitas no Rio Grande do Sul. Foi premiado como melhor filme do mais recente Festival de Gramado.

A Busca
Estreia: 8 de março
Gênero: Suspense
Direção de Luciano Moura. Com Wagner Moura
Por que assistir: Thriller que mostra a busca de um pai (Moura) Brasil afora, em busca da localização do filho. O filme tem produção de Fernando Meirelles (o cineasta que fez Cidade de Deus) e já teve dois títulos diferentes (A Cadeira do Pai e Até o Fim do Mundo). O trailer é empolgante.

Uma História de Amor e Fúria
Uma história de Amor e Fúria
Estreia: 22 de março
Gênero: Animação / Ficção Científica
Direção de Luis Bolognesi. Com as vozes de Selton Mello e Camila Pitanga
Por que assistir: Há anos em produção, esta animação voltada ao público adulto é uma das grandes apostas do cinema nacional em 2013. Já teve dois títulos diferentes (Lutas e Rio 2096) e fala sobre um personagem imortal que passa por vários momentos da história do Brasil, da chegada dos portugueses ao regime militar, chegando a um futuro distópico onde acontece uma guerra pelo controle da água.
Imperdível!

Se Puder... Dirija!
Estreia: 5 de abril
Gênero: Comédia
Direção de Paulo Fontenele. Com Luiz Fernando Guimarães.
Por que assistir: É uma comédia Globo Filmes que parece ser padrão. A diferença é o fato de que será o primeiro longa nacional em live action rodado e exibido em 3D. No roteiro, um manobrista pega o carro de um cliente para buscar o filho e tudo a partir daí dá errado.

Filmagens de Faroeste Caboclo
Faroeste Caboclo
Estreia:
 30 de maio
Gênero: Drama de ação
Direção de René Sampaio. Com Fabrício Boliveira e Ísis Valverde
Por que assistir: Baseado na música do Legião Urbana, o filme é um projeto acalentado há muito tempo. Previsto inicialmente para outubro de 2012, ficou para este ano. Faz dobradinha com Somos Tão Jovens (ver abaixo) como homenagem a Renato Russo. É a estreia da atriz Ísis Valverde em longas-metragens, e a presença dela certamente será muito capitalizada na divulgação.

Na Corda Bamba
Estreia: 5 de julho
Gênero: Infantil / fantasia
Direção de Eduardo Goldenstein. Com Bia Goldenstein
Por que assistir: A história de uma menina equilibrista que usa uma corda bamba para entrar num mundo imaginário é um típico filme voltado para o público infantil. A produção é bem cuidada e o trailer, bonito.

Filmagens de O Tempo e o Vento
O Tempo e o Vento
Estreia: 2 de agosto
Gênero: Épico histórico
Direção de Jayme Monjardim. Com Fernanda Montenegro, Cléo Pires, Marjorie Estiano, Thiago Lacerda
Por que assistir: Adaptação da obra monumental de Erico Verrissimo (mais precisamente, de trechos deO Continente). Filmando aqui no Estado, é uma produção do eixo Rio-São Paulo. Os principais personagens são feitos por atores globais, mas há vários frutos da terra no elenco. Com ares de super-produção, deve ser lançado num circuito bem amplo.
Imperdível!

Trinta
Estreia: 18 de outubro
Gênero: Drama biográfico
Direção de Paulo Machline. Com Matheus Nachtergale e Paola Oliveira.
Por que assistir: O filme conta o primeiro desfile de escola de samba organizado pelo carnavalesco Joãosinho Trinta. O papel principal é feito por Matheus Nachtergale, que se dedicou à elaboração do papel como de costume (consta que o ator fez aulas de balé apenas para poder reproduzir a postura corporal de Joãosinho). 

Minhocas
Minhocas
Estreia: 20 de dezembro
Gênero: Animação
Direção de Paolo Conti e Arthur Nunes.
Por que assistir: É o primeiro longa nacional feito com animação stop-motion (aquela com bonecos de massinha). As prévias de vídeo que existem na internet prometem uma produção muito bem cuidada e com alto potencial de diversão. 

Somos Tão Jovens
Estreia: sem previsão
Gênero: Drama biográfico
Direção de Antônio Carlos Fontoura. Com Thiago Mendonça.
Por que assistir: Cinebiografia do cantor Renato Russo (formando com Faroeste Caboclo a dobradinha que eu comentei antes). A estreia do filme já foi remarcada várias vezes -- seria em outubro de 2012, depois em janeiro de 2013. Atualmente, a previsão de lançamento é incerta, mas pode ser em outubro, para celebrar o aniversário do cantor.

Filmagens de A Montanha
A Montanha
Estreia: sem previsão
Gênero: Guerra
Direção de Vicente Ferraz. Com Caio Blat e Júlio Andrade.
Por que assistir: O filme retrata a participação dos pracinhas da FEB na Segunda Guerra Mundial, mais especificamente na Batalha de Monte Castelo. É uma coprodução Brasil, Itália e Portugal, e foi totalmente rodado em locações italianas. É o primeiro longa nacional de ficção a falar sobre este episódio histórico, que já estava caindo de maduro como inspiração para o cinema.

As aventuras do Avião Vermelho
Fuga em Ré Menor

Estreia: sem previsão
Gênero: Animação
Por que assistir: Dois projetos gaúchos de animação no bom e velho desenho tradicional. É sempre um mistério saber quando um filme animado vai estrear, mas estes dois podem ver as telas em 2013 (As aventuras do Avião Vermelho, por exemplo, já está finalizado). O primeiro é uma adaptação de um livro infantil de Erico Verissimo; o segundo traz os personagens do espetáculo Tangos & Tragédias numa aventura na sua terra natal, a Sbórnia.
Imperdíveis!

Vermelho Brasil
Vermelho Brasil
Estreia: 
sem previsão
Gênero: Aventura histórica.
Direção de Sylvain Archambault. Com Stellan Stellan Skarsgärd e Joaquim de Almeida.
Por que assistir: Uma coprodução de quatro países (Brasil, França, Canadá e Portugal) que reconta o episódio histórico da França Antártica (tentativa dos franceses de estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro no século XVI). Dirigido por um canadense, tem elenco internacional (Skarsgärd aparece em Os Vingadores e na série Piratas do Caribe) e está sendo feito para ser exibido na TV francesa como dois telefilmes. No Brasil, será lançado nos cinemas como um único longa e também como série em quatro capítulos.

Fonte : http://www.jornalnh.com.br/blogs/setima-das-artes/432536/filmes-brasileiros-mais-esperados-de-2013.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário