terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Exposição: Palácio Museu: Arte Por Toda a Casa




O Palácio do Congresso Nacional, cuja monumentalidade foi idealizada por Oscar Niemeyer para abrigar os grandes debates nacionais, é um dos marcos da arquitetura modernista reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além das obras de arte de integração arquitetônica, notadamente as de Athos Bulcão, Di Cavalcante e Marianne Peretti, a Câmara dos Deputados abriga expressiva mostra da arte e da cultura brasileira. Nos seus corredores, anfiteatros e salas de trabalho, a cultura nacional se faz presente pelas mãos e pela imaginação de brasileiros de várias regiões e estilos que tiveram suas obras incorporadas ao acervo da Casa. Neste contexto, o termo Palácio Museu demonstra a vocação do Legislativo Nacional para permanecer sintonizado com o que há de mais expressivo na criatividade de nosso povo.

Estarão expostas obras de Guido Mondin, Fayga Ostrower, Bustamante Sá, Carlos Scliar, Rubem Valentim, Quirino Campofiorito, Wellington Virgolino, Aldemir Martins, Fernando Lemos, J.Borges, Tomie Ohtake, Carlos Bracher, Inos Corradin, Rafael Falco, Floriano Teixeira, Athos Bulcão, Iberê, Glênio bianchetti, Décio Vieira, Luiz Martins, Dário Mecatti e Felix Barrenechea.

Com o Gabinete de Arte, a Câmara dos Deputados reafirma sua vocação democrática e convida os brasileiros a conhecerem um dos seus principais espaços institucionais, e a apreciarem seu acervo cultural, orgulho da Instituição e de quem nela trabalha.  Quando o Presidente da Câmara dos Deputados recebe um presente protocolar, em decorrência do cargo que ocupa, o objeto é recolhido ao acervo da Casa, contribuindo para preservar a história das relações do Legislativo Brasileiro com outros parlamentos e demais instituições internacionais.

“O Gabinete da Presidência da Câmara, que durante a semana recebe políticos e autoridades do Brasil e do exterior, tem a população como convidada nos finais de semana, quando se transforma em Gabinete de Arte. Essa iniciativa, dentre outras, demonstra a vocação da Casa para o contato permanente com a sociedade, também sob o aspecto cultural. O diálogo político dá lugar a uma troca em que a linguagem artística predomina.”

Marco Maia – Presidente da Câmara dos Deputados

SERVIÇO

Exposição: Palácio Museu: Arte Por Toda a Casa

Data: de 11 de dezembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013
Local: Gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados – Edifício Principal
Hora: Finais de semana e feriados, das 9 às 17 horas
Visita guiada, com saída a cada meia hora do Salão Negro
Entrada franca

C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Centro Cultural Câmara dos Deputados
(061) 3215-8092

Nenhum comentário:

Postar um comentário