terça-feira, 1 de maio de 2012

O Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados convida para café da manhã em homenagem à exposição do artista plástico neoconcretista Yves Serpa.



A exposição traz ao Congresso Nacional 28 obras de diversos tamanhos, várias delas premiadas.
O artista incorpora a personalidade de poeta ao estilo próprio de pintura. Ele faz da investigação estética contemporânea sua preocupação na continuidade do pensamento construtivista, quer pelo desenho elaborado com rigor apurado, quer pela emoção demonstrada em seu traço geométrico. Além de exímio artista plástico, Yves é reconhecido por suas atividades de apoio social, educacional e cultural. Além de vários prêmios acumulados durante sua carreira, ele também recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Niterói, por indicação da Associação Fluminense de Belas Artes. Este ano, foi eleito presidente da Academia de Ciências e Letras de Maricá, cidade na qual presta serviço à comunidade local.
A paixão pelo concretismo vem de berço. Com carreira iniciada na escolinha de artes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, sua primeira participação como pintor foi aos 5 anos de idade no Salão de Arte Infantil do Jornal do Brasil, em 1956. Na infância, inseria formas geométricas em seus trabalhos. Com o tempo, percebeu que elas poderiam ter vida própria e se encantou com a op-art, na qual formas e cores são matematicamente calculadas para criar ilusão no espectador. Desde pequeno, Yves respirou o movimento artístico realizado pelo pai, Ivan Serpa, que lecionou no Museu de Arte Moderna de São Paulo e influenciou grandes nomes da arte moderna brasileira, como Décio Vieira, Hélio Oiticica, Lígia Clark e Rubem Ludolf entre outros.

“Quando você começa a ver as figuras geométricas e sente a possibilidade de criar uma ilusão, transformar a figura parada em movimento, aquilo vai te aguçando a pesquisar cada vez mais”     
                                          Yves Serpa

Serviço:

CAFÉ DA MANHÃ
Local: Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados.
02 de maio, quarta-feira
Horário  do café da manhã: 09:30

EXPOSIÇÃO
Visitação: De 01 de maio a 08 de junho, aos sábados, domingos e feriados.
Hora: Das 9 às 17 horas
Visita guiada com saída a cada meia hora do Salão Negro.
Entrada gratuita
Realização Câmara dos Deputados

C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Câmara dos Deputados
3215-8081

Um comentário:

  1. Muito legal essa iniciativa, apesar de ser no meio político, sempre é bom lembrar que a arte faz bem prá alma!

    Comendador Vadinho

    ResponderExcluir