segunda-feira, 30 de abril de 2012

Você já meditou hoje?


| Clique na imagem para ampliar |


Texto adaptado de “Viagem Interior” de Jomar Morais.

Onde está sua consciência agora? É provável que vários pensamentos intrusos o tenham levado para muito longe neste momento. Esta é a rotina da mente, sempre pronta a sair do mundo cada vez que tentamos direcioná-la para o que está acontecendo. Estima-se que ela seja a geradora de cerca de 14 mil pensamentos por dia, uma confusão de lembranças, julgamentos, projeções, gostos e desgostos, culpas, etc como uma língua tagarelando sussurros. A diferença é que os outros não conseguem ouvir nossos sussurros mentais. A mente é como um cavalo selvagem correndo desvairadamente pelos campos.

Essa mente desatenta sustenta as ilusões que nos impedem de enxergar a vida como ela é e, sobretudo, turva a percepção de nós mesmos, obscurecendo a visão de nossa essência mais pura. Nessa essência - o verdadeiro ser – repousa a consciência serena, fonte de paz e alegria. Mas a mente tumultuada cria um falso eu, prisioneiro do medo, que gera e perpetua o sofrimento. A poderosa mente humana, dinâmica e impetuosa, é também plástica e disciplinável. Logo, pode ser purificada e transformada, se abordada corretamente.
 
A investigação sobre a natureza da mente é chamada de meditação, e meditação verdadeiramente eficiente é impossível sem atenção focada. A mente destreinada oscila entre a agitação e o tédio, entre a inquietação e o enfado. O cultivo da estabilidade da atenção tem representado o elemento central das tradições meditativas produzindo uma rica coleção de técnicas e práticas. Este rico tesouro de métodos tradicionais é um excelente lugar para começarmos nossa busca por meios eficientes de otimização da atenção.

Para meditar, você precisa estar pronto. Isto é, precisa estar no momento certo de sua vida, aquele em que se encontra preparado para ouvir sua voz, seu coração, sua respiração. Coisas simples. Parar e respirar. Mas na rotina de uma vida atabalhoada e insconsciente, isso é tudo o que não queremos/podemos  fazer. A solução no entanto, está perto. Está dentro de você. Mas acredite: isso é um trabalho árduo.

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva – Brasília e Alto Paraíso nos dias 21, 25 a 27 de maio receberá o Lama Padma Santem para aprofundamento dos estudos de meditação. Na segunda-feira, 21 de maio em uma palestra com o tema “Lucidez diante das crises: a meditação como caminho no Centro Cultural Brasília e entre os dias 25 e 27  num retiro em Alto Paraíso de Goiás, no Portal da Chapada, para aprofundamento do caminho da meditação.  

Lama Padma Samten é físico, é bacharel e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1996 foi ordenado lama pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, título que significa líder, sacerdote e professor. É o primeiro brasileiro ordenado como lama.

Serviço:Palestra Lucidez diante das crises: a meditação como caminho
21 de Maio, segunda-feira, 20 horas
Local:  Centro Cultural de Brasília, SGAN 601/8 – Sala Anchieta
Constribuição sugerida: R$25,00.
www.ccbnet.org.br <http://www.ccbnet.org.br>
(61)3426-0430

Retiro Alto Paraísoinício: 25 de Maio, sexta-feira, 20 h
término: 27 de Maio, domingo, 12 h
Tema: Aprofundamento do Caminho da Meditação
Local: Portal da Chapada, Rodovia GO – 325, km 8
Valor do retiro (sem hospedagem e alimentação) R$ 160,00
Informações:
victorgomide@yahoo.com.br - (61) 8111-9222
inez@cebb.org.br (61) 9954-1400

Nenhum comentário:

Postar um comentário