sexta-feira, 18 de maio de 2012

FUNARTE - exposições PRORROGADAS até 27 de MAIO - Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011

ATÉ 27 de MAIO !!!

1 - “Piratagem Federal” - Krishna Passos (DF)

Sobre o evento

A mostra Piratagem Federal, do artista e pesquisador Krishna Passos, fica em cartaz até o dia 27 de maio, na Galeria Fayga Ostrower da Funarte Brasília, com entrada gratuita e classificação livre. O trabalho conta com a parceria de Nonato Dente de Ouro (Natinho), além da participação musical de Renato Matos, Chico Correa (PB), Sacal (PB), Loop B (SP/NY), Higo Beliz, PC Cascão, DJ Jamaika, Ellen Oléria, DJOops, Megaton Dub, dentre outros convidados.

Contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília,Piratagem Federal integra exposição, debate, lançamentos, feira de troca digital, intervenção, processos criativos e estratégias de inserção. O trabalho é resultado de pesquisa na área musical e reflete as observações do artista e seus parceiros, colhidas nas pistas de dança e de asfalto. O projeto questiona quais os limites entre legalidade e ilegalidade no acesso ao conhecimento, à arte, às informações e seus meios de produção e distribuição.

Sobre Krishna Passos

Também conhecido como K-Torrent (Krixnah Torrent), é artista, pesquisador, produtor e ativador cultural. Estudou música erudita e popular, tocou em bandas e compõe trilhas sonoras. Mestre em Arte e Tecnologia, tem formação em artes visuais e audiovisual, trabalhando com linguagem que abrange desde o desenho e performance até a música, arte sonora, instalações e videoarte, passando por trilhas sonoras e intervenções urbanas, dentre outras possibilidades artísticas. Desenvolve, desde 2005, o Projeto Fora do Eixo. Na música, baseia suas pesquisas poéticas no som e na tecnologia.

Piratagem Federal

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília

Local: Galeria Fayga Ostrower
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções) – Brasília (DF)
(61) 3322-2076 e 3322-2029

De segunda a domingo, das 9h às 21h

Mais informações
E-mail: visuaisbsb@funarte.gov.br



2 - “casamata” - Laerte Ramos (SP)

Sobre o evento

O artista plástico Laerte Ramos apresenta sua mais recente exposição casamata, no Espaço Marquise da Funarte Brasília, até o dia 27 de maio. Nascido em São Paulo, Ramos traz para a capital do país uma pesquisa de cerâmica contemporânea, que permite o encontro entre artes plásticas, design e arquitetura. O projeto, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília, conta com uma série de dez esculturas em cerâmica, suspensas por cabos de aço, permitindo ao espectador o contato visual com todos os lados das obras.

As esculturas lidam com a questão de moradia, porém não de pessoas, e sim de aves de pequeno porte e foram inspiradas no pássaro “Furnarius rufus”, popularmente conhecido como “joão- de- barro”, que constrói seu ninho usando barro em formas arredondadas. Na opinião de Ramos,casamata abre suas portas para possibilidades distintas tanto de moradia quanto uma simples experiência de pesquisa de arte, de design e de arquitetura. O artista também faz uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer ao utilizar em suas esculturas escala de maquetes.

Sobre o artista
Laerte Ramos, bacharelado e licenciado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) , já expôs no Museu de Arte da Pampulha (MG), no Centro Cultural Banco do Nordeste (CE) e na Galeria do Centro Brasileiro Britânico (SP). Foi contemplado, entre outros, com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Procultura de Estímulo às Artes Visuais – Funarte/MinC, Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, Prêmio Bolsa Pampulha e Prêmio FAAP – Bolsa residência Cité des Arts (FR). De dezembro de 2007 a março de 2008, Laerte Ramos realizou residência no European Ceramic Work Center (HOL).

casamata

Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília

De segunda a domingo, das 9h às 21h

Mostra em cartaz até 27 de maio

Local: Marquise/Funarte
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções) – Brasília – DFTelefones: (61) 3322-2076 / 3322-2029
www.funarte.gov.br
visuaisbsb@funarte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário