sexta-feira, 27 de abril de 2012
Torre Digital - Brasilia
Brasília acaba de ampliar a lista de monumentos inaugurando a Torre Digital. Sábado (21), o mais novo cartão postal da cidade, projetado por Oscar Niemeyer foi entregue a população, para comemorar o aniversário da Capital Federal.
No primeiro final de semana, o local recebeu mais de três mil visitas. Cerca de mil pessoas subiram para conhecer o mirante e cúpula principal do monumento. “Para quem acompanhou a construção desde o início, é uma emoção por que você vê Brasília toda. É uma obra muito significativa.”, disse a brasiliense Leila Maria Moreira, que participou, a junto às filhas, do primeiro grupo que subiu ao Mirante. “Valeu a pena. Foi uma subida rápida, agradável. Vale a pena para todos os turistas e todos os brasilienses.”
Para o secretário de turismo do DF, Luis Otávio Neves, isso comprova o grande potencial do local. "Essa obra monumental trouxe mais um motivo para o visitante ficar na cidade. A vista de Brasília é fascinante e o local possui uma estrutura agradável não só para o turista como também para o morador que a cada dia vem descobrindo as belezas da cidade em que mora", disse.
A Torre Digital foi construída no ponto mais alto da região, de onde é possível ter a mais ampla vista de Brasília. A obra tem 185 metros de altura e ocupa uma área total de 8,5 mil m². O mirante fica a 120 metros do solo. No local, foram instalados janelões com 2 metros de diâmetro, que possibilita a interação do visitante com a paisagem praticamente sem interferência.
Outra atração são as cúpulas desenhadas por Niemeyer para simbolizar as pétalas do monumento que já é conhecido como a Flor do Cerrado. Com uma estrutura de ferro para sustentação, os ambientes são cobertos apenas por vidro e dão uma visão ainda mais panorâmica da cidade. A cúpula principal, a 80 metros de altura, em breve deverá ser ocupado por um café. A outra “pétala”, com 60 metros de altura, é uma sala de exposição que hoje abriga uma grande maquete da cidade.
Para tornar o espaço ainda mais atrativo, o arquiteto planejou dez lojas para abrigar cafés, lanchonetes e comercialização de souvenirs. O acabamento desses espaços, bem como os destinados à sala de exposições e ao restaurante, será concluído pelas empresas vencedoras da licitação para exploração dos pontos, cujo processo está sendo organizado pela Terracap. Enquanto o processo é finalizado, as salas abrigam uma exposição com fotos da construção de Brasília e da nova Torre, produtos rurais, como compotas, doces e outros típicos da região, além de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Os atendentes dos CAT’s permanecerão no local para auxiliar a visitação. O monumento funcionará aos finais de semana e feriados das 9h às 17h. No período, os colaboradores da Secretaria de Turismo do Distrito federal (Setur-DF) serão responsáveis pela distribuição de senha e pelo guiamento. “A intenção é que o visitante faça a inscrição e possa curtir os atrativos alternativos sem perder tempo em filas. Nossos atendentes também estão preparados para explicar o projeto, a importância para a cidade e as curiosidades da construção. Vale a pena conhecer tudo de perto”, disse o secretário de Turismo Luis Otávio Neves.
Em breve, as empresas de comunicação começarão a se instalar no local. Cada emissora terá direito a um boxe com 90 m² distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro. O espaço já está pronto e aguarda a instalação das antenas. A estrutura do complexo ainda conta com três elevadores, cada um com capacidade para 12 pessoas, e um estacionamento com 746 vagas.
Sobre a iluminação
A iluminação foi toda feita pela empresa LG, o monumento, conta com projetores de plasma com 1000W de potência e eficiência luminosa de 85.000 lumens. Os projetores são sustentáveis: totalmente livres de mercúrio e com baixas emissões de raios UV. Seu espectro contínuo de cor faz com que a iluminação seja semelhante à luz solar e permita a reprodução mais natural das cores dos objetos. Por se tratar de uma construção pública, é necessário uma tecnologia com vida útil prolongada, por isso os projetores da LG funcionam a base de geração de microondas, ou seja, ondas eletromagnéticas ativam reações químicas em um bulbo e fazem com que os gases passem do estado gasoso para o estado plasmático, liberando elétrons e assim emitindo luz.
Serviço:
Local: Grande Colorado, na região de Sobradinho
Quando: sábado, domingo, e feriado das 9h às 17h
Preço: franca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário