sexta-feira, 20 de abril de 2012

Grupo Takto lança CD Sinfonia da Alvorada no Clube do Choro


Grupo Takto lança CD Sinfonia da Alvorada no Clube do Choro

21 de Abril, às 21 horas



 O Grupo TAKTO lança seu segundo CD, Sinfonia da Alvorada, produzido com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF. O álbum traz uma releitura da Sinfonia composta por Tom Jobim para a inauguração de Brasília, além de outras composições para a cidade. E o TAKTO faz o lançamento exatamente no dia do aniversário da capital, no Clube do Choro, um dos espaços de referência musical na cidade.
Em pouco mais de 50 anos, esta é a primeira releitura da Sinfonia da Alvorada. Composta sob encomenda de Juscelino Kubitschek para a inauguração da capital, foi apresentada poucas vezes em seu formato original, com orquestra sinfônica, e possui apenas três gravações.
Não dá para definir se a releitura do TAKTO é popular ou erudita, assim como não é possível enquadrar Jobim sob um dos dois conceitos. “Temos uma sinfonia com instrumentos inusitados e pleno respeito aos contrapontos e à sofisticada harmonia de seu autor, sem que falte sequer um compasso à obra”, comenta o maestro Flávio Fonseca, integrante do grupo.
Para completar o repertório, o TAKTO apresentará algumas composições sobre Brasília e de autores brasilienses, que ficaram marcadas na História da cidade. Por exemplo, a Suíte Brasília, de Renato Vasconcelos, Juriti, de Paulo Tovar e Aldo Justo, e uma interpretação diferente do Hino de Brasília, da professora Neusa França.
O Grupo TAKTO possui formação original e de bom resultado: duas flautas (alternando transversais e barrocas), clarineta (ou clarone), violão de 7 cordas, percussão (e bateria) e, eventualmente, vozes.
Seus integrantes são Marília Carvalho e Alessandra Lalucce (flautas), Taís Vilar (clarineta) e Diogo Vanelli (bateria). O violão fica por conta do maestro Flávio Fonseca e, neste show, o grupo ainda contará com a participação especial de Sérgio Morais (flauta e flauta em sol).
Em oito anos de existência, o Grupo TAKTO realizou dezenas de shows em diversos locais e gravou especiais para TV e rádio. O primeiro CD do Grupo, intitulado Tempo, foi lançado em 2009 com composições de Sebastião Tapajós, Maurício Einhorn, Corciolli e Fernando Leporace, entre outras.


Serviço:

Show de lançamento do CD Sinfonia da Alvorada, do Grupo TAKTO
Clube do Choro
Dia 21 de abril – às 21 horas.
Ingressos: R$ 10,00 (meia entrada), à venda na bilheteria

curta no Facebook: facebook.com/grupotakto
siga no Twitter: @grupotakto
ouça no MySpace (vídeos, músicas, etc): myspace.com/grupotakto


Informações para Imprensa

Tato Comunicação
Andressa Mundim
Jaque Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário