segunda-feira, 30 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO “50 X 50”, DE SOCORRO MOTA



| Clique na imagem para ampliar |


EXPOSIÇÃO “50 X 50”, DE SOCORRO MOTA

Em 9/5/2012, o Espaço Cultural STJ promoverá o coquetel de abertura da exposição “50 X 50”, de Socorro Mota, com visitas até 30/5/2012.
 50 x 50 - tamanho das telas que serão expostas - multicoloridas e com temas variados, são originárias da criatividade, da inspiração e da busca permanente que instiga a alma no momento da criação, visando provocar e atingir a expectativa do público amante das artes plásticas.
 A mostra pretende resumir um antigo desejo da artista, qual seja o desafio de demonstrar que a arte não precisa se enquadrar nos limites de uma grande tela, e que há possibilidade do artista transmitir e alcançar o seu objetivo ao desenvolver um trabalho criativo no pequeno espaço de uma tela de 0,50 x 0,50.  Aliás, esse é o diferencial da proposta, ou seja: tamanho x cores x composição, onde é retratado o imaginário e a fantasia, expostos através do movimento dos pincéis e da fluência das cores, tentando demonstrar a alma e a mensagem daquilo que é a intenção da artista.
Socorro Mota nasceu no Rio Grande do Norte. Em 1979 chegou a Brasília para trabalhar por dois anos, desempenhando então a sua atividade jurídica. Porém, sem previsão e sem propósito, por obra do acaso, de repente tudo mudou. Provocada pelo encantamento com o céu azul e límpido da Capital, bem como pelo mistério de uma nova vida em uma cidade culturalmente ainda em formação, exalando arte em todos os sentidos, aqui ficou porque sua alma de artista estava inebriada de sensações. Ao longo dos últimos 17 anos tem tentado expressar, através da arte, suas preocupações e suas reflexões, questionando-se como seu trabalho poderia contribuir para a formação de um mundo melhor e qual a razão da arte para a sociedade. Com esse intuito tem desenvolvido exposições com temas que lembrem aos observadores o ser humano e suas mazelas sociais, fraquezas e necessidades.
Socorro Mota é artista plástica profissional, cadastrada na Secretaria de Cultura do GDF. É sócia do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Comitê Nacional Brasileiro da Associação Internacional de Artes Plásticas (AIP/UNESCO). Também é sócia fundadora da Sociedade de Artistas Plásticos de Brasília (SAP/Bsb) e da Associação Candanga de Artistas Visuais (ACAV) da qual faz parte de sua diretoria. É representante do Conselho Curador do Colege Arte no DF, promovendo a seleção de artistas para a participação em Circuitos Internacionais de Arte Brasileira.
A artista recebeu premiações nacionais e internacionais, (discriminadas em seu Currículo) sendo a última no SALÃO 21 – Brasília, uma promoção de Art e Art Galeria e ACAV. Em dezembro/2009 teve uma obra selecionada para compor o acervo permanente do Museu Pablo Neruda, no Chile, durante o XIV Circuito Internacional Arte Brasileira.
O coquetel de lançamento será às 18h30min, no Espaço Cultural STJ (mezanino do prédio dos Plenários), aberto ao público em geral e serm restrição de faixa etária. As visitas poderão ser feitas de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 9h às 19h. O endereço do Espaço Cultural STJ é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, em Brasília. Para informações adicionais, os contatos são os telefones (61) 3319-8460 ou 8373.


Nenhum comentário:

Postar um comentário