quarta-feira, 21 de março de 2012

APAE-DF participa de evento do Dia Internacional da Síndrome de Down no Congresso



Por Ascom/Apae-DF

Nesta quarta-feira, dia 21, o Senado realiza uma comemoração pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. A APAE-DF participa do evento levando alguns de seus alunos, em ônibus cedidos pelo próprio Senado. O evento trará, ainda, um depoimento do ex-aprendiz da APAE inserido no mundo do Trabalho, Rodrigo Marinho de Noronha, que atua como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados há nove anos. Fotos das equipes de higienização de bens culturais da APAE-DF, que atuam nas bibliotecas do Senado e da Câmara dos Deputados, também estarão à mostra no painel de exposições do evento.

O objetivo geral da comemoração é apresentar ações concretas de projetos bem sucedidos, realizados tanto pelo poder público quanto por associações civis, além de homenageá-los como incentivo à manutenção da luta em defesa dos direitos das pessoas com síndrome de Down.

Como gestora responsável pela implementação do "Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limites", a Ministra Maria do Rosário apresentará as ações voltadas especificamente para a Síndrome de Down.

O Ministro Antônio Patriota relatará como foi o processo liderado pelo Brasil de aprovação, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), da Resolução que institui o 21 de março como Dia Internacional da Síndrome de Down. A resolução foi aprovada em 19 de dezembro de 2011.

O Ministro Alexandre Padilha lançara a consulta pública do Protocolo de Saúde para Síndrome de Down. Desde o lançamento do plano "Viver sem Limites", o Ministério da Saúde instituiu alguns grupos de trabalho para desenvolver protocolos de saúde em áreas específicas. O documento que será levada à consulta é o resultado do grupo de trabalho intersetorial criado para tratar das especificidades da Síndrome de Down.

O Ministro Aloysio Mercadante tratará de ações do MEC voltadas para a Síndrome de Down, em especial a sala de recursos multifuncional, que será montada no Congresso Nacional. Também será apresentado projeto que pretende se tornar referência na América Latina: um portal de internet com informações sobre Síndrome de Down, com linguagem acessível a quem possui a síndrome.

A comemoração foi proposta pelo Senador Lindberg Farias e contará com a participação do Deputado Romário, ambos pais de crianças com a síndrome de Down. O evento tem início previsto para as 10h, no Salão Negro do Congresso Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário