Inos Corradin comemora, este ano, 60 anos de atividade artística, somando mais de 240 exposições internacionais, uma média de duas por ano, fato este que evidencia os valores cultural, estético e social de sua obra. Seus quadros resultam de muita dedicação, postulando um artista que labuta com paixão. E se fosse somente por essa razão, já nos bastaria. Mas sua pintura vai além de conceitos estabelecidos. Inos elabora o gênero humano. Suas figuras ocupam um espaço ilusório - na maioria das vezes -, lúdico, em outros momentos, irônico; sempre de maneira elegante e refinada, contextualizando seus personagens, implicando o momento atual.
O humor sutil - traço marcante de sua personalidade - é outro ponto forte nas suas composições, característica essa que cativam e emocionam os colecionadores. O artista ítalo-brasileiro, em plena maturidade técnica, traduz sua rica trajetória em cores e formas que celebram a vida e emanam uma desconcertante ternura. O resultado são telas quase oníricas. Como testemunha o crítico de arte Paolo Rizzi, “é agradável permanecer em contemplação diante desta irreal realidade que nos toca no íntimo e nos faz reviver nostálgicas harmonias infantis, lembranças de momentos nunca vividos.”
Assim é Inos Corradin, um artista comprometido consigo, mantendo ao longo destes 60 anos de carreira a coerência de uma pintura descomprometida, legitima.
A presente mostra representa, em síntese, a trajetória desse artista plástico que completa 82 anos de idade durante a realização do evento. Temas recorrentes, muitas vezes, porém, envoltos na mesma atmosfera quando da primeira exposição no Brasil em 1953. Também coincide com a abertura do Momento Itália no Brasil. E todos concordam que a formação da cultura brasileira deve muito à influência italiana, que teve início na segunda metade do século 19, quando os primeiros imigrantes da Itália chegaram, trazendo seus costumes e ao mesmo tempo se integrando ao modo de vida brasileiro.
Nascido em 1929 em Vogogna (Itália), Inos Corradin vive no Brasil desde 1950. Trouxe consigo as formas e cores das aldeias de sua infância e aqui às misturou com uma experiência de Novo Mundo. Essas imagens repletas de pureza nos levam como numa mágica a estados de contemplação que nos mostram uma realidade doce, porém longe de ser alcançada. E é em torno desse ambiente lúdico que transitam músicos, equilibristas, crianças, namorados... Todos a nos chamar para um mundo de sonhos que, se entrarmos, não vamos nunca querer sair, como bem afirma Ferdinando Calmon.
O artista foi homenageado no Brasil, em 2008, pelos 50 anos de pintura e também recebeu honras do governo italiano, com exposições e comendas, incluindo sua cidade natal, em 2009. Já expôs em países da América do sul e do Norte, no Oriente Médio e Europa. Também recebeu vários prêmios na Itália, França e Coréia do Sul entre outros.
Serviço:
Curador:
Lothar Fidelis – 24-41042010 – 21-8162-3939
E-mail: Lothar.filho@hotmail.com
Até o dia 22 de Janeiro de 2012
Local: Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados
Visitação: Sábados, domingos e feriados das 9 às 17 horas
Visita guiada, com saída a cada meia hora do Salão Negro.
Entrada gratuita
Realização Câmara dos Deputados
C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Câmara dos Deputados
3215-8081
Nenhum comentário:
Postar um comentário