terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Música e literatura na hora do almoço. O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados convida para o Canto das Letras


Música e literatura na hora do almoço 
O Canto das Letras é promovido pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, com apoio da TV Câmara e do Sindilegis e, nesta edição, contará com a presença dos escritores Dad Squarisi e André Sathler. A música ficará por conta de Carlinhos Piauí.
Em formato de talk-show, o programa alia música e literatura num bate-papo informal com artistas de Brasília. Os escritores dramatizam seus textos e conversam sobre carreira artística e sobre o processo de criação, tudo entremeado com composições musicais.
Os Convidados
Dad Squarisi nasceu no Líbano, é professora, jornalista e escritora, residente em Brasília desde 1968. Cursou Letras na UnB e fez especialização em Linguística e mestrado em Teoria da Literatura. Exerceu a função de consultora legislativa do Senado Federal. É editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília e professora de edição de textos do Centro Universitário de Brasília. Assina as colunas Dicas de Português, publicada em 15 jornais do país; Na Ponta da Língua, publicada no suplemento infantil Super, do Correio Brasiliense; e Língua Solta, destinada a pré-vestibulandos. Participa de bancas examinadoras de concursos e ministra palestras sobre comunicação e expressão oral e escrita. Tem 5 obras publicadas com este tema.
André Sathler é economista, mestre em Informática e Comunicação e doutor em Filosofia. Escreve regularmente para periódicos científicos e tem dois livros acadêmicos publicados. Lotado no Cefor, no Núcleo de Interação Cidadã, da Coordenação de Educação para a Democracia, começou na literatura participando de concursos de poesia e publicou seu primeiro romance: “Davi no Divã” (Jacyntha Editores). Atualmente, tem dois romances aguardando publicação: “391” e “Reflexos”.
Carlinhos Piauí nasceu em Teresina, Piauí, em 1963, é radicado em Brasília desde 1974 e começou sua história com a arte em 1978, quando descobriu sua aptidão pela música. Em 1980, já fazia parte do grupo Sertão, com quem gravou a canção vencedora do Festival da Canção da cidade do Gama. Oito anos depois, ingressou na Escola de Música de Brasília para estudar percussão. Em 1997, participou do CD ‘‘Português Divertido”, produzido por professores da Fundação Educacional do DF. Já em 1998, produziu e participou do CD ‘’Nós’’, juntamente com artistas da cidade. Gravou seu primeiro CD intitulado ‘‘ Conterrâneo” em 1999 e, em 2001, veio o segundo: “Estrada e Terreiro”. Ele tem influências de Jackson do Pandeiro, Ivanildo Vila Nova, Luis Gonzaga, Alceu Valença e outros defensores da cultura popular. O músico traz na bagagem a história do seu povo e seus costumes, as lendas, os folguedos, a alegria e o sofrimento da sua gente. Sua linguagem artística é o folclore das diversas regiões do Brasil; a peleja identificada pelo cordel e pelo palavreado sertanejo.
SERVIÇO:

Programa Canto das Letras
09 de dezembro – sexta-feira
12:30h
Auditório da TV Câmara
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário