segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Espaço Cultural Zumbi dos Palmares convida para a abertura da exposição do artista plástico Uruguaio J.A. Asfaduroff Nibbes

O artista plástico Javier Alvaro Asfaduroff NIBBES traz ao Espaço Cultural Zumbi dos Palmares a exposição intitulada “Carlitos, estas amando ?”. Nela, o pintor uruguaio apresenta 27 obras trabalhadas com a técnica mista de encáustica. Ele utiliza relações de escala alteradas, forte intensidade cromática e informalidade. Em Arte, considera-se que a cor tenha o papel feminino – o papel do sentimento. E é desta forma que o artista Nibbes expressa suas emoções.
Os gatos, os peixes e os barcos, signos da pintura de Nibbes, compõem um mundo à parte na sua pintura. Percebe-se poesia e musicalidade, em movimentos sutis revelados por seu desenho; e de forma implícita, muito presente em suas obras.
Em 1982, o artista participou do Salão Anual do Desenhista, na Sociedade de Belas Artes e da Bienal de Desenho de Maldonado, no Museu Maldonado, Uruguai. Já em 1992, foi selecionado para o Salão Juan Miró, na Fundacion Juan Miró, em Barcelona, Espanha. E também participou da Bienal da República da Corea do Sul, em 1997. Já expos no Banco Central de São Paulo e no Center for American Relations em Nova York, entre outras. Algumas de suas obras compõem acervos particulares no Brasil, Canadá, Londres, Itália, Buenos Aires e Uruguai.
“O que dizer sobre Nibbes ? Um pintor de alma celeste que atravessa fronteiras com suas obras coloridas numa busca do desequilíbrio de suas formas. Formas que fogem da simetria acadêmica, e que nos fazem mergulhar num universo único, particular, permeado de alegria.”
Tomaz Prates | Escritor
Como parte da divulgação e valorização da arte e cultura sul-americana, a Câmara dos Deputados, por meio da presente exposição, consolida uma importante iniciativa na aproximação cultural entre as nações do cone sul.

SERVIÇO:

Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados.
Edifício Principal – Entrada pelo estacionamento da Chapelaria.
Abertura: 29 de novembro às 19 horas
Data: 29 de novembro a 30 de dezembro de 2011.
Entrada franca
Realização Câmara dos Deputados

C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Câmara dos Deputados
3215-8081








Nenhum comentário:

Postar um comentário