segunda-feira, 3 de junho de 2013

Rio de Janeiro RJ, Fotografia, Sebastião Salgado, Exposição Genesis, Jardim Botânico, 28/05 à 26/08/13 .

Sebastião Salgado volta à cena artística com a exposição “Gênesis”, que foi inaugurada nessa terça-feira, 28/05/13, dentro do Jardim Botânico do Rio. São 245 fotografias – 52 exibidas ao ar livre -, divididas em cinco seções: “África”, “Amazônia e Pantanal”, “Planeta Azul”, feita na Antártica, “Santuários”, que mostra a vida selvagem em Nova Guiné, Ilhas Galápagos e Ilhas Siberut, e “Terras do Norte”, sobre lugares como Alasca e Sibéria.






O Museu do Meio Ambiente, localizado no parque do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, receberá a partir desta quarta-feira (29) a exposição Genesis, do mineiro Sebastião Salgado, considerado pelos admiradores o "mestre da fotografia". A mostra vai reunir 245 fotos em preto e branco, tiradas em mais de 30 regiões de pontos extremos do planeta. A entrada é gratuita.

A apresentação fotográfica tem curadoria de Leila Wanick Salgado, esposa do fotojornalista. Com ela, Sebastião Salgado viajou de 2004 a 2011 registrando a cultura de lugares que parecem estar intocados pela evolução do pós-modernismo.

As fotografias foram divididas em cinco seções geográficas, facilitando a compreensão das diferenças de cada localidade.

Na seção Sul do Planeta, Sebastião mostra a Antártica e as paisagens geladas do continente, passando pelo arquipélago Diego Ramirez, no Chile, e as Ilhas Sandwich, no Avaí.  

Em Santuários Naturais, as paisagens vulcânicas, a diversidade da fauna das Ilhas Galápagos, no Equador, e os diferentes ecossistemas de Madagascar, na África, mostram a vida e as vegetações dessas diferentes regiões.

Com imagens selvagens, África traz toda a variedade da Bostswana, Congo e das tribos da Etiópia, todos países africanos.

No Norte do Planeta, a seção resgata a paisagem natural do Canadá, do norte da Rússia e países dos Estados Unidos.

Em Amazônia e Pantanal, o fotógrafo reúne grandes florestas tropicais como Amazonas, no Brasil, e países vizinhos, como a Venezuela.

A seção registra também a vida selvagem no sul do Brasil, como o pantanal do Mato Grosso, mostrando a tribo indígena Zo'e, além de aldeias do rio Xingu.  

Antes de chegar ao Brasil, a exposição Genesis foi inaugurada em Londres, país em que Sebastião Salgado, nascido em 1944, na cidade de Aimoré, em Minas Gerais, morou por mais de dez anos.

Serviço - Genesis

Onde: Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, nº 1008 - Jardim Botânico). Telefone (21) 2294-6619

Quanto: entrada gratuita

Quando: do dia 29 de maio a 26 de agosto. A exposição ficará aberta de terça a domingo, das 9h às 17h

Fonte :
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/exposicao-genesis-de-sebastiao-salgado-espalha-fotos-entre-arvores-no-jardim-botanico-29052013

Vídeo :
http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/exposicao-de-sebastiao-salgado-atrai-centenas-de-fas-ao-jardim-botanico-no-rio/2610084/

Nenhum comentário:

Postar um comentário