quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Brasília DF, exposição " Figurantes ", Nonato de Oliveira, 05/03 a 31/03/13

Figurantes, de Nonato Oliveira

O figurante de boi, as moças do interior, a noiva singela, a família, os músicos, José, Marias... Todos estes personagens ganham seu espaço nas mãos do artista, adornados por cajus, mandacarus e pássaros do sertão.



Publicado em: 21/02/2013 pela equipe do Brasília Web

Após oito anos sem expor em Brasília, Nonato Oliveira retorna com a mostra “Figurantes”, na qual retrata a gente do nordeste, no seu cotidiano e nos dias de festa. Personagens que carregam no semblante a dura realidade sertaneja, mas que trazem no seu íntimo alegrias e contentamentos, traduzidos pelo artista através das cores fortes e vibrantes, características de sua obra.

São figuras que personificam a vida do povo nordestino, especialmente o piauiense, com retratos da vida popular, religiosidade, usos e costumes. Como analisa o próprio artista: “Esta exposição representa todos os meus anos de vida, pois vivo em função da cultura deste povo. Apesar de ter andando pelo mundo quase todo, carrego comigo a minha terra e a minha cultura”.

O figurante de boi, as moças do interior, a noiva singela, a família, os músicos, José, Marias... Todos estes personagens ganham seu espaço nas mãos do artista, adornados por cajus, mandacarus e pássaros do sertão.

Predominam tonalidades fortes e primárias, especialmente o amarelo que ele utiliza para definir o semblante pálido do sertanejo. Somado ao azul, verde e vermelho, reforça uma aquarela de cores sobre a qual o artista mostra suas ideias, preenchendo espaços com equilíbrio visual.

“Aos 63 anos de vida, quase 40 dedicados à arte, Nonato Oliveira apresenta seu lado mais contemporâneo, com figuras mais limpas, representando, talvez, a objetividade dos que chegam à melhor idade. A alma, porém, segue jovem, alimentada pela vontade constante de espalhar cores e vida por onde quer que transite.”

Marina Oliveira - curadora

Os murais

Uma das principais marcas da obra do artista Nonato Oliveira são os murais. Espalhados por toda a cidade de Teresina, os trabalhos refletem os costumes, a cultura e o folclore do nordestino. "Os murais são obras de arte voltadas para o povo e é para o povo que eu sempre direcionei minha arte", diz o artista.

Na capital piauiense, os murais enfeitam de motéis a igrejas, passando por sedes de órgãos públicos, empresas privadas e residências. Além de Teresina e vários municípios do interior, há murais do artista em Fortaleza, São Luís, Belém, Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Madri (Espanha) e Lisboa (Portugal).

Em cada mural o artista faz questão de inserir características peculiares do ambiente em que está situado: "Não gosto de fazer uma obra por encomenda dirigida, mas sempre faço um projeto que contemple aspectos do local em que estou construindo o mural, adotando novos assuntos, mas sempre mantendo o meu estilo", explica.

Além dos murais, o artista produziu várias esculturas e monumentos, muitos deles com temática religiosa. Entre os trabalhos menos convencionais que realizou, o artista destaca o da agência central dos Correios, em Teresina: "é uma obra muito interessante, um dos painéis é pintura sobre madeira e o outro é uma soldagem em ferro", e também um monumento em estilo surrealista às margens do rio Araguaia, no sul do Pará: "esta obra comprova que o povo pode e deve ter acesso até mesmo à arte mais complexa".

O Artista

Nonato Oliveira nasceu em 11 de dezembro de 1949 no município de São Miguel do Tapuio (PI). Começou a pintar ainda criança, utilizando os restos de materiais deixados pelo pai, que era pedreiro. Esculpia com o que sobrava das massas e pintava com o restante de tinta. Usava urucum, tabatinga, nogueira e casca de angico para fabricar suas próprias cores.

Com 12 anos de idade mudou-se com a família para a capital (Teresina). Poucos anos depois, teve que enfrentar uma cidade ainda maior: Paris. O jovem artista tinha feito uma série composta por dezessete quadros sobre a Guerra dos Canudos, que um curioso viu em sua casa e levou para ser exposta na Maison de France, no Rio de Janeiro, o que acabou lhe valendo uma bolsa de estudos na capital francesa.

Desde então, já realizou mais de oitenta exposições, individuais e coletivas, em diversos estados brasileiros, além da Europa e dos Estados Unidos. As cores vivas e fortes – usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião, o folclore e o semblante nordestino – são as principais marcas da arte de Nonato Oliveira.

Seu estilo pode ser caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. Bumba-meu-boi, reisado, bandeiradas, pipas, violas, zabumbas, gente do povo, festas populares, cajus, cactos e mandacarus ganham vida através da ótica poética, simples e, ao mesmo tempo, magistral, do artista plástico, resultando em obras que são a cara do Nordeste.

“A imaginação funciona pelo fantástico e pelo absurdo. Das cabeças dos figurantes das festas podem nascer o boi, um fruto ou qualquer outra forma do estoque da simbologia corrente em nosso mundo ou na infância transformada em memória. Alegrias, tristezas, inúmeros problemas saem das telas de Nonato Oliveira para nós, pagando o olhar desprevinido em meio a ornatos que lembram um certo classicismo distante. Se o equilíbrio é quebrado alguma vez, logo se repõe. Sua arte excita a sensibilidade e a inteligência, tem o sabor das cores vivas, o amor das coisas tristes também, a história de sua terra. Nonato, não obstante, é muito pessoal e por isso muito bom. Nonato é fabuloso”.

Francisco Miguel de Moura, escritor, 1987

“A arte de Nonato Oliveira é uma bela explosão de cores, um presente para os olhos e um afago na alma das pessoas que têm ou vão ter a sorte de ter um encontro com ela. Ademais, retrata a beleza com inefável simplicidade, o que, antagonicamente, pode significar sofisticação”.

Cláudio Barros, jornalista, 2013

Exposição “Figurantes”, de Nonato Oliveira
Hora: das 09 às 17 horas
Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Informações: (61) 3215-8080 / 3215 8092 (Com Luana Alencar) / cultural@camara.leg.br

Centro Cultural Câmara dos Deputados Zumbi dos Palmares l Câmara dos Deputados l Anexo I sala 1601/02/03, Tels: 61.3215 8080/81/84 - Fax: 61.3215 8091 - E-mail: cultural@camara.gov.br

Fonte: C.André Laquintinie - Assessor de Imprensa do Centro Cultural Câmara dos Deputados
SERVIÇOS

Local: Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados
Endereço: Câmara dos Deputados - Edifício Principal - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: de 05/03/2013 a 31/03/2013
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada franca

Valor dos Ingressos:
Entrada franca

Fonte :
http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=36275&canal=14&s=84&ss=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário