sábado, 20 de abril de 2013

Rio de Janeiro RJ, obra de Portinari é exposta pela primeira vez ao público, 20/04 à 09/06/13

Direto do Rio de Janeiro

Primeira Missa no Brasil,  de Vitor Meireles - Foto Divulgação 
A Primeira Missa no Brasil, uma das obras mais importantes de Cândido Portinari, será exposta ao público pela primeira vez a partir deste sábado no Museu Nacional De Belas Artes, no centro do Rio de Janeiro.

Comprada no ano passado pelo IBRAM por R$ 5 milhões e transferida para o acervo do MNBA em janeiro, a obra faz parte da exposição Quando o Brasil Amanhecia, que traz no contexto a obra de mesmo tema de outro grande artista brasileiro, Vitor Meireles.

Enquanto a obra de Meireles ficou famosa em livros de cursos primários no Brasil, revelando o relato da carta de Pero Vaz de Caminha, a obra de Portinari foi encomendada pelo banqueiro Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, para decorar a sobreloja do banco Boavista, no Rio de Janeiro e revela um artista menos preocupado com a realidade histórica, como fez Meireles e mais preocupado com a livre interpretação  da cena. Além das duas grandes obras, a exposição traz dezenas de desenhos preparatórios e esboços dos artistas.

Serviço
Museu Nacional de Belas Artes
Endereço: Avenida Rio Branco, 199 Cinelândia - Rio de Janeiro
Datas: de 20 de abril a 9 de Junho
Horários: De terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados de 12h às 17h
Entrada: R$ 8 aos domingos e entrada franca nos outros dias da semana

Fonte :
http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/rj-obra-de-portinari-e-exposta-pela-primeira-vez-ao-publico,62adb608d732e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário