sábado, 5 de janeiro de 2013

História - artista plástico Tadakyio Sakai - * 05/01/1914 + 02/05/1981


Sakai: 99 anos de nascimento

Neste dia 5 de janeiro faz 99 anos que nascia o artista plástico Tadakyio Sakai. O terracotista, um dos mais importantes do País, antes de morrer aos 81 anos, em 2/5/1981, deixou importante legado para Embu das Artes e o Brasil.
No País, Sakai ocupa assento ao lado de outros grandes artistas, incluindo a também japonesa, de Kyoto, moradora de São Paulo, Tomie Otake, da qual foi amigo. A escultora, pintora e gravadora completa 100 anos em novembro. O trabalho de Sakai despertou a mesma atenção que os do pernambucano Mestre Vitalino (1909-1963) e do português, que viveu em Goiás, Antônio Poteiro (1925-2010). Pode-se ainda incluir nessa nobre turma Joana Imaginária, segunda mulher de Antonio Conselheiro (1830-1897), chamada de Santeira por esculpir santos. Todos surpreenderam ao lidar com o barro.
Em Embu das Artes, Sakai consolidou a sua carreira, ao mesmo tempo em que se empenhou como ninguém para tornar a cidade um recanto das artes. Nascido em Nagasaki, Japão, ele chegou ao Brasil em 1928 e a Embu das Artes em 1930. Suas obras estão no Memorial Sakai (Rua Rebolo Gonzales, 185, Cercado Grande), inaugurado em 2003, e que tem como coordenadora a discípula do mestre Tônia do Embu. É centro de cultura, oferecendo à população cursos e oficinas de cerâmica gratuitos, e atração turística da cidade. No Memorial, você pode ver as obras e saber muito mais sobre a presença de Sakai no território embuense.
Tadakiyo Sakai presenteava amigos com o touro de terracota que criou e tornou a sua marca. Para ele, era fonte de energia. O museu expõe essa e outras peças, como a Via Crúcis e um baixo relevo da Festa de Santa Cruz. Sakai acrescentou à cultura oriental elementos da cultura brasileira, indígena, católica e cabocla, acentuando uma identidade de traços entre a arte japonesa e a indígena do Brasil. Via-crúcis é composta por baixos-relevos de cerâmica que representam a Paixão de Cristo, cenas do cotidiano da época, de lendas nacionais e do folclore local.
Além da sua arte e de ter ensinado e influenciado muitos ceramistas, Sakai ajudou a resgatar e preservar a Festa de Santa Cruz, iniciada com os jesuítas e os índios no século 17. Sakai foi ainda o idealizador do Salão de Artes Plásticas de Embu e presidente das primeiras edições desse evento, que contou com participação dos artistas Antenor Carlos Vaz, Claudionor Assis Dias, Cirso Teixeira, Josefina Azteca, Sizuca de Embu, Margarida Garcia e Ester Robacov. Nos anos 1970, ele organizou e, com alunos, montou o Grupo Sakai do Embu, que organizava exposições em diversas cidades.
No momento, o Governo da Cidade de Embu das Artes investe na instalação de equipamentos de esporte e lazer na área anexa ao memorial, o que deve atrair mais moradores e visitantes. E certamente incentivar a visita ao Memorial e mais contato com a arte diferenciada de Tadakyio Sakai.

Fonte :  
http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=5041

Nenhum comentário:

Postar um comentário