segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Exposição " Este Norte ", Rio, Artista Plástico Emmanuel Nassar


Emmanuel Nassar (Capanema1949) é um artista plástico brasileiro.
Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Pará. Durante a década de 1980 e 90 foi professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará.
Participou de importantes exposições como a XX Bienal de São Paulo em 1989, XXIV Bienal de São Paulo em1998, e Bienal de Veneza de 1993.

Vídeo - Trecho TV Cultura 2008 - Série artistas plásticos brasileiros

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=2iKlGk8ywag

- - -

Exposição " Este Norte ", Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro RJ, até 03/02/2013


Fragmentos

O artista plástico Emmanuel Nassar, inaugurou a exposição individual, batizada Este Norte, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio, até dia 3 de fevereiro. Ao todo são 55 trabalhos - pintura sobre tela, papel e chapas metálicas, e fotografias - datados entre 1988 e 2012, exemplificando a multiplicidade de leituras da obra deste artista paraense, radicado em São Paulo.


Arm

O título da mostra tem as mesmas iniciais do nome do artista, E e N, letras que também aparecem em várias telas, simbolicamente como pontos cardeais. Nassar avalia a alegoria das iniciais como o E sendo referência ao indivíduo, seu nome Emmanuel, e o N, ao coletivo, de Nassar, dos seus antepassados. Também pode remeter a Este [leste] e Norte, os pontos geográficos, ou ainda a Efêmero e Natureza ou Eu e Nós, como sugere o artista.


Gambiarra

A seleção de obras de “Este Norte” “foge de um Brasil exótico, quente ou espetacular. "Há uma miséria que reina no país e está sendo relatada na sua obra”, defende o curador Felipe Scovino, que dá como exemplo o processo de escolha e produção das chapas metálicas. “É essa ‘sujeira’ que me interessa apresentar ao público com essa exposição”, define.


Mãodrian


Nave

Fonte :  http://jblog.com.br/heloisatolipan.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário