quinta-feira, 5 de julho de 2012
GRUPO ÁGORA - O VERDE VEM DO AZUL
O GRUPO ÁGORA...
... estará expondo no Jardim Botânico, situado à Rua Jardim Botânico, 1008, apartir do vernissage que acontecerá no dia 13 de julho às 17 h, podendo ser visitada até o dia 29 de julho de 2012, de segunda a domingo das 8 h às 17 h.
O GRUPO ÁGORA surgiu em 2006 e ao longo do tempo sofreu pequenas modificações, que não interferiram em sua essência. Seus componentes mesmo com suas trajetórias individuais ou quando trabalham em conjunto, realizam e discutem arte sob a coordenação de LIA DO RIO, que também assina a curadoria desta exposição.
O VERDE VEM DO AZUL é uma proposta que terá o diálogo entre a natureza e a arte, onde essas cores farão uma interferência sonora e luminosa com a arquitetura e o espaço externo, proporcionando ao visitante perceber vivenciar a pintura fora da tela com uma sonoridade que trará o mundo de fora para dentro.
Todas as estratégias são para que o espectador experimente in loco, as sensações produzidas por essas cores, fazendo uma analogia com a natureza.
Estes quadros não pintados com tinta e sim com luz vão deixar o espectador observar a intensidade da luz/cor e proporcionarão uma exploração do espelhamento conforme sua trajetória no espaço.
COMPONENTES DO GRUPO ÁGORA
Dimas Malachini - Esmeralda Gonzaga - Gilda Lima- Ilana Sancovschi - Jo Iocken - Lincoln Nogueira - Marília Jaci - Sandra Macedo - Sueli Fefer – Vania Pena C
O GRUPO ÁGORA
Ágora lugar onde os antigos gregos debatiam suas questões, formatavam suas opiniões, aprendiam a ouvir e expor suas críticas.
A partir do ano de 1997, foram iniciados, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, os cursos de Artes Plásticas Laboratório de Arte e Pintura > Objeto > Escultura, mais tarde reunidos sob o nome de Espaço > Idéia > Ação, para o desenvolvimento de trabalhos em linguagem tridimensional.
Gradualmente, pela intensidade de trabalho e dinâmica do grupo, o espaço da sala de aula transformou-se em lugar de criação, discussão de trabalhos e elaboração de projetos em conjunto.
O CACG, ao acreditar no potencial do artista, possibilitou a formação de um grupo em 2006, o Grupo Ágora, sob a coordenação de Lia do Rio, que vem acompanhando todo o processo.
Esse grupo, composto por artistas que possuem trajetórias diferenciadas, potencializa a diversidade e possibilita a produção de trabalhos conjuntos.
Dessa maneira, o nome Ágora está sempre ligado ao CACG, reafirmando a importância dessa Instituição como fomentadora da Arte Contemporânea. `
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário