segunda-feira, 2 de julho de 2012

FERNANDO CARPANEDA "Arte de Brasília em Nova Iorque"


| Clique na imagem para ampliar |


Galeria Almeida Prado apresenta: FERNANDO CARPANEDA "Arte de Brasília em Nova Iorque" 
Sábado. 07 de julho - dás 20h30 ás 23h30 - Exposição.Coquetel e Música.
Espaço Cultural Renato Russo/508 Sul/Sala Ruben Valentim - Brasília-DF
Discotecagem por Dani Cronemberger e Mateus Vieira/Ilustrador convidado: Rodrigo Melo

Fernando Carpaneda é um dos artistas plásticos mais importantes da arte contemporânea de Brasília. Iniciou sua carreira aos 13 anos de idade, pintando paisagens ingênuas e retratos despretensiosos. Hoje, artista de carreira internacional, sua obra já alcançou grande prestígio e reconhecimento na Rússia, Espanha, Itália e EUA. Sua carreira em Brasília não foi fácil, em razão da forte influência do lado “marginal” da vida urbana em sua obra e de sua visão radical sobre temas político-sociais. Quando um renomado galerista sugeriu mudanças para que seu trabalho se adequasse melhor às demandas do mercado, Carpaneda rompeu com o convencionalismo das galerias de arte e partiu para uma jornada artística mais pessoal. Passou a expor em bares e espaços abertos, muitas vezes os próprios cenários que lhe serviam de inspiração. Alguns dos novos apreciadores de sua arte se tornaram estrelas do rock nacional, entre eles Renato Russo. Com criatividade ácida e o uso inusitado de materiais nada convencionais (muitas vezes oriundos de descarte), Carpaneda consegue finalmente impor sua arte tirada das ruas após receber convite para participar de exposição coletiva na galeria do famoso clube CBGB, em Nova Iorque. O local, frequentado por famosos como David Bowie, Robert Mapplethorpe, os integrantes do The Police, Arturo Vega (produtor dos Ramones), Patti Smith e Madonna, abriu as portas para que Carpaneda entrasse definitivamente no circuito internacional de arte.Foi um dos primeiros artistas plásticos brasileiros a divulgar e expor sistematicamente trabalhos de temática homoerótica e underground. Retratados em esculturas de argila, Carpaneda os desnuda em tudo o que possuem de sagrado e de profano. Seu engajamento voraz na causa da diversidade o levou a expor no The Leslie Lohman Museum de Nova Iorque. Em pouco tempo viu suas obras integrar acervos de galerias e museus em vários países. A arte ao mesmo tempo sacra e profana de Fernando Carpaneda já figura no panteão do livro Treasures of Gay Art, ao lado de Andy Warhol, Robert Mapplethorpe, Keith Haring, Jean Cocteau e muitos outros. Em 2000, o artista produziu esculturas retratando cenas de sexo explícito, pop-stars e garotos de programa. Onze anos depois, cria a polêmica instalação de esculturas intitulada Bolsonaro’s Sex Party, que se torna uma de suas obras mais famosas. No último dia 18 de junho de 2012, algumas de suas obras foram selecionadas e expostas na Times Square, entre a Broadway e a 7ª Avenida, em Nova Iorque. No dia de inauguração, a exposição Art Takes Times Square, com os painéis de LED de 10m² que cobriam 23 andares (telões da Nasdaq, Thomson e Reuters, Clear Channel Spectacolor, e A2aMedia’s Port Authority), foi vista por mais de 1 milhão de pessoas.

Para a exposição “FERNANDO CARPANEDA - Arte de Brasília em Nova Iorque”, no Espaço Cultural Renato Russo / 508 Sul, em Brasília, com abertura marcada para o dia 07 de julho, além de obras de várias fases de sua carreira, Carpaneda enviou 10 pinturas de sua produção mais recente, incluindo três que participaram da exposição Art Takes Times Square em Nova Iorque. Meticuloso, o artista “garimpou” em garage sales, antiquários e brechós de Nova Iorque molduras antigas, que tivessem sua própria história, contrastando com sua obra moderna e underground. Selecionadas e trabalhadas manualmente, as molduras foram incorporadas a cada obra pelo próprio artista, que já se prepara para sua próxima exposição internacional, com estreia marcada para julho, na Espanha.

Curadoria: Fábio Almeida Prado.

FERNANDO CARPANEDA "Arte de Brasília em Nova Iorque"
Sábado. 07 de julho - dás 20h30 ás 23h30 - Exposição.Coquetel e Música.
Espaço Cultural Renato Russo/508 Sul/Sala Ruben Valentim
Discotecagem por Dani Cronemberger e Mateus Vieira/Ilustrador convidado: Rodrigo Melo

Galeria Almeida Prado 61 8131-3776
Acervo com obras de: Aldemir Martins,Amílcar de Castro,Athos Bulcão Antônio Maia,Antônio Peticov,Antônio Poteiro, Carlos Bracher, Bruno Giorgi,Roberto Burle Marx, Carybé, Claudio Tozzi,Fayga Ostrower,Fernando Carpaneda, Fukuda, Gregório Gruber,Gustavo rosa,Iberê Camargo,Juarez Machado,Manabu Mabe, Oscar Niemeyer, Rubem Valentim, Rubens Gerchman,Carlos Scliar, Silvio Oppenheim, Siron Franco, Eduardo Sued,Tomie Ohtake,Yutaka Toyota, Alfredo Volpi,
Kazuo Wakabayashi, Wesley Duke Lee, Zimmermann, Ziraldo.
www.galeriaalmeidaprado.com


Fernando Carpaneda
www.fernandocarpaneda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário