quarta-feira, 14 de março de 2012

Expressões urbanas em circulação no Ecco atraem público jovem



Jogos de movimento e cores

Mistura de arte urbana com manobras de esportes radicais dão origem à exposição Arte Radical, em cartaz no período de 16 de fevereiro a 29 de abril no Espaço Cultural Contemporâneo (Ecco). Na ocasião, artistas de todas as regiões administrativas do Distrito Federal expõem mais de 44 trabalhos entre painéis, murais e intervenções em galerias. A programação conta com curso gratuito com reconhecimento de Extensão da Universidade de Brasília e visitas guiadas.

Além da exposição, com curadoria de Karla Osorio Netto, que selecionou 42 artistas do DF e de outros Estados com técnicas diversas como grafite e estêncil, duas pistas de skate (half pipe e mini ramp) estão posicionadas nas galerias do espaço cultural como forma de gerar uma interação ainda mais direta e real com a arte e o esporte, com direito a apresentações de campeões como Pedro Barros (mundial na categoria de 16 anos) e quatro campeonatos de skate, inline, skating (patins) e BMX (bike), todos nas categorias mirim, iniciante e amador. Entre os representantes do DF estão artistas de diversas gerações como Kollor Kingz, Zulu Breakers, Força Tarefa, de Ceilândia; SRA e Síndrome Criativa, do Recanto das Emas.

A maioria das obras será produzida em grandes paineis, montados especialmente para o evento. Serão exibidas também obrgas de toy art, objetos cotidianos, shapes e outros. No contexto do evento será feito ainda um amplo levantamento dos artistas urbanos de Brasília e a produção de um vídeo com a cobertura dos principais momentos da exposição.

Programa educativo
O Espaço Cultural Contemporâneo realiza no dia 28 de fevereiro, das 14h às 18h, o 32º Encontro Técnico para Educadores na exposição Arte Radical. O tema será Expressões Criativas Urbanas - arte urbana, esporte e inclusão social e inclui palestra com educadores, artistas e curadora. O curso é gratuito e haverá entrega de certificado com reconhecimento de Extensão da Universidade de Brasília nas disciplinas de Artes Visuais, História, Geiografia, Antropologia, Sociologia, Educação, Física e Comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ecoo@ecoobrasilia.com.br e recepcao@eccobrasilia.com.br ou pelo telefone 3327 2025 e 3327 2027, tamais 29 e 31.

Arte contemporânea
No final dos anos 1970, a street art, ou arte urbana, se projetou no Brasil com forte influência estrangeira e logo passou a ganhar identidade e estilos próprios, imbuídos da mais pura cultura e imaginários brasileiros.

O movimento da Cultura Urbana sempre esteve ligado a várias vertentes, unindo arte, música, dança, teatro, performances e esportes radicais. Embora a diferença faça parte dessa, ela sempre se destacou pela boa convivência entre rappers, punks, headbangers, membros do hip hop e outras tribos como a dos praticantes de esportes radicais.


Serviço:
Arte Radical
data: de 16 de fevereiro a 29 de abril
local: Espaço Cultural Contemporâneo (Ecco) - SCN, quadra 3, lote 5 (ao lado da concessionário Jorlan)
informações: 3327 2027, ramal 24, 25 ou 27; 99 642103 e 55*118*100163
visitas guiadas: 3327 2027, ramal 20, 30 ou 31 educativo@eccobrasilia.com.br
site e e-mail: www.eccobrasilia.com.br , ecco@eccobrasilia.com.br , prod.3@arte21brasilia.com.br , prod.2@arte21brasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário