quarta-feira, 7 de março de 2012

Especialista romena fala sobre o romance "A Jangada de Pedra" do escritor português José Saramago


Evento será realizado na BNB juntamente com exposição
José SaramagoA especialista e crítica literária romena Simona Vermeire vai falar sobre o romance A Jangada de Pedrado escritor português José Saramago, em conferência intituladallhas do Corpo, no próximo dia 8, quinta-feira, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). A conferência integra o projeto interdisciplinar envolvendo geografia, genética, artes visuais e literatura, organizado pelo artista belga Geert Vermeire, que conta ainda com a realização de exposição de desenhos e vídeo artístico do artista grego Yiannis Melanitis sobre o tema. O público vai poder conferir a mostra no período de 1º a 15 de março, no Hall de Exposições da BNB. A entrada para os dois eventos é gratuita.
O romance A Jangada de Pedra conta a história ficcional da separação geográfica da Península Ibérica do restanteSimona e José Saramago do continente europeu e que fica a deriva no oceano como uma ilha. Em sua conferência, Simona Vermeire pretende reinterpretar esta segunda aventura geográfica dos ibéricos como metáfora de uma "desterritorialização" da vida em busca de novas formas de replicação, uma epidemia de embriões, uma imagem alegórica do sêmen à procura do óvulo, vagueando no "oceano amniótico".
Simona Vermeire (Romênia/Portugal) é doutoranda em Literatura Comparada na Universidade de Minho, Braga, Portugal, e escreve uma tese sobre Corpo e Epidemia na obra de José Saramago e Eugene Ionesco. Mestre em Teoria e Prática da Imagem pela Universidade de Bucareste.
Um dos desenhos da exposiçãoExposição e Vídeo - A abordagem artística sobre o romance de José Saramago ilustrada nos 10 desenhos e no vídeo do artista Yiannis Melanitis, refere-se a uma antiga lenda irlandesa sobre a existência de uma ilha fantasma do Atlântico Norte, chamada Hy-Brasil. Descrita como cheia de delícias, exuberância e belezas sem fim, a ilha é considerada o paraíso para onde todos iriam após a morte. Essa lenda é conhecida como Hy-Brasil, palavra celta que vem dos termos "breas" e "ail" e significa Ilha dos Abençoados. "Nós usamos o mapa, para apresentar o Brasil no lugar da Islândia, para mostrar o nascimento de um país, neste caso o Brasil, que inicialmente foi visto como a terra da promessa", explica Geert Vermeire.
Artes visuais e literatura na BNB - Conferência Ilhas do Corpo, com a crítica literária romena Simona Vermeire, dia 8, às 19h, no auditório. Exposição de 10 desenhos do artista grego Yiannis Melanitis, de 1º a 15 de março (2ª a 6ª feira, de 9h a 20h45, e sáb/dom, de 9h a 17h45). Entrada gratuita. Curadoria de Geert Vermeire. Informações sobre o evento: Geert Vermeire (9272-1037).
Fotos: Cedidas por Geert Vermeire



| Clique na imagem para ampliar |

Nenhum comentário:

Postar um comentário