segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Galerias de Arte recebem o grafite... Sobre Tela


Eduardo Kobra   Sem título Técnica mista sobre tela 2010
Eduardo Kobra Técnica mista sobre tela 2010

Galerias de Arte recebem o grafite... Sobre Tela


Dizer que a rua adentrou as galerias de arte seria exagerar um pouco. Será que seria mesmo?

Quando vejo aquelas telas penduradas na parede da Galeria André, quase não acredito que são telas e não murais grafitados no muro de alguma rua. Rua chique ou de periferia, não importa. O que importa são os traços fortes e precisos em visões hiper-realistas, às vezes do passado, outras nem tanto. Apropriar-se destas imagens e fazê-las reviver em suportes tradicionais como anúncios de ruas, outdoors desativados, ex-luminosos ou simplesmente muros hoje em dia é uma arte.
Carlos von Schmidt – Muro Galeria André – “Memórias” Kobra  2009
Carlos von Schmidt – Muro Galeria André – “Memórias” Kobra 2009

Longe estamos daquelas pichações sem nexo (ainda existem por aí...), só para driblar a segurança e mostrar que conseguiu escalar o muro, o prédio, a janela.....

Hoje em dia a arte de rua cresceu muito. Ou cresceram os artistas de rua? Cresceram no sentido profissional, no sentido artístico e organizacional. Não se picha ou pinta mais muros ao bel prazer. Existe a conversa com o dono do muro, o acordo prévio, a autorização. E, em alguns casos, são traços precisos e temas atuantes. A população de uma cidade que não tem tempo de visualizar um quadro, de ver um artista interagir com sua arte.
 Eduardo Kobra   Sem título Técnica mista sobre tela 2010
Eduardo Kobra Sem título Técnica mista sobre tela 2010
Assim, ganha o artista, o povo, as paredes da cidade e os olhos dos cidadãos. Mas não são todos os artistas de rua que são bons. Nem são todos que merecem crédito por estarem desafiando a plataforma da arte.

Já escreveu aqui nosso querido editor Carlos Von Schmidt, sobre Os Gêmeos. Ele havia adquirido, na Choque Cultural, uma tela que estava pendurada na sala de sua casa.

Certamente Carlos ficaria surpreso e feliz em adentrar a Galeria André e se deparar com 5 obras de Eduardo Kobra na parede de dentro e na de fora um mural recém pintado. A modernidade artística chegou ao mundo e às portas das galerias. Arte válida. Arte bonita. Cores fortes e traços precisos. Porque não dar a chance de expor o que acaba de chegar.
Mural na Av. Rebouças  Galeria André – em construção – 22.04.2010
Mural na Av. Rebouças Galeria André – em construção – 2010
Eduardo Kobra, nascido em São Paulo, ficou conhecido pelos murais pintados pela cidade de São Paulo. Começou a pintar sobre tela com a mesma definição dos grafites de rua. Hoje possui 5 “funcionários” artistas que o ajudam a viabilizar seus murais. Ele idealiza, projeta, pinta e eles executam.

Hoje, ao chegar para trabalhar, vi que o muro da Galeria estava sendo pintado novamente, com uma temática brasileira, musical. Aproximei-me dos dois artistas que estavam sentados em banquinhos de madeira improvisados e perguntei quem eram. Prontamente Marcos, que usava uma camiseta do Studio Kobra, disse-me que eram artistas que ajudavam Kobra a viabilizar seus trabalhos. Figuras marcantes da musica brasileira desfilavam frente a meus olhos. Adoniran Barbosa, Carmem Miranda, Tom Jobim, Caetano Veloso, um tímido Roberto Carlos na ponta. Todos coloridos, imagens fortes. Gostei muito.

 Mural na Av. Rebouças  Galeria André – em construção – 22.04.2010
Mural na Av. Rebouças Galeria André – em construção
A nova arte do grafite começa a ganhar mercado. A Galeria André apostou no mercado. Vamos ver o resultado da investida. Sinceramente espero que seja bom. Muito bom. 5 telas. É um começo inenarrável!

Sônia Skroski
Copyright  - Editora Artes Ltda - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário