segunda-feira, 15 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO “CLORES DE TODAS AS ERAS”


GALERIA DE ARTE TRAZ EXPOSIÇÃO DA PRIMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DE MERITI


Abrindo "PRA TI MERITI" − projeto idealizado pela Nossa Galeria de Arte que anualmente, no mês de agosto, realizará uma exposição singular com artistas plásticos notórios especialmente convidados para comemorar o aniversário de São João de Meriti − a Nossa Galeria de Arte, localizada no 3º piso do Rio Ville Shopping em Vilar dos Teles (São João de Meriti/RJ), realizará no período de 26 de agosto a 30 de setembro de 2011 a exposição "CLORES DE TODAS AS ERAS" que apresentará pinturas e esculturas da artista plástica mineira de trajetória e reconhecimento internacional Clores Andrade Lage, prima de Carlos Drummond de Andrade. O objetivo do Projeto é possibilitar à população meritiense um contato mais estreito com as artes plásticas e seus grandes artistas.

Aos 67 anos, Clores Andrade Lage é uma dessas mulheres intensas em plena atividade na “melhor idade” da vida. Pintora, escultora, documentarista, inventora, cineasta e escritora, por uma feliz coincidência até o seu nome é plural. Clores: artista multifacetada exemplo vivo da inovação.

Clores possui trajetória relevante nos cenários nacional e internacional das artes plásticas; expôs em países como Portugal, Holanda, Estados Unidos da América, Bélgica, Angola, Uruguai, entre outros. Na área literária destaca-se a participação na "The Good Bye Anthology" (Antologia do Adeus) da Academia Internacional de Letras no ano de 2000. Recebeu, em 2003, da Ordini Accadêmico Internazionale "Greci Marino" na Itália, o título de Caballero Oficiale Acadêmico pela criação da movitela: tela com movimento côncavo e convexo que ela inventou e patenteou.

Obstinada, inventiva e inquieta, suas telas nos levam a enxergar o que está dentro de nós. Clores abstrai tudo ao seu redor. O invisível e o visível, figuração e abstração se entrosam no espaço da tela, questionando o real e o imaginário. Nas suas esculturas expressa seu amor pela natureza trabalhando com reaproveitamento de materiais nobres e utilizando resíduos de floresta, raízes e pedras.  Suas esculturas resultam do misto de metal, granito e madeira esculpida pela natureza. Para Carlos Drummond de Andrade, a obra de Clores é "linda como concepção e realização".

Além das obras de Clores, os visitantes terão a oportunidade imperdível de ver cartas originais que Carlos Drummond de Andrade escreveu e dedicou a Clores. Os versos de Drummond que sempre ficaram guardados a sete chaves, agora ganham o mundo, ou melhor, ganham São João de Meriti na exposição “Clores de Todas as Eras”.

Em 25 de agosto, dia da abertura da exposição, Clores estará na Nossa Galeria de Arte também para lançar e autografar seu quinto livro, intitulado "Ecos de Outras Eras", fruto de quatro anos dedicados a pesquisas, onde Clores aborda o encontro de culturas, da genealogia dos Drummond, Andrade, Andrada, Lage, Lages e tantos outros sobrenomes da sua árvore genealógica. Acompanha o livro um documentário em DVD que relata a viagem da artista passando por várias cidades do Brasil − como Itabira (cidade natal de Drummond), Belo Horizonte, Brasília e Salvador  − e da Europa em busca de suas raízes, sua identidade cultural. Como o número de livros é limitado, aqueles que desejarem adquirir seu exemplar antecipadamente devem entrar em contato com a Nossa Galeria de Arte.

Sem dúvida, o Projeto “PRA TI MERITI” vem chancelar o trabalho que a Nossa Galeria de Arte desenvolve desde 2007 em prol do fortalecimento cultural de São João de Meriti e da Baixada Fluminense.

EXPOSIÇÃO “CLORES DE TODAS AS ERAS”
Visitação: 26 de agosto a 30 de setembro
Horário: 2ª a 6ª feira, das 11h ás 20h
Entrada Franca
Nossa Galeria de Arte
Av. Automóvel Clube, 2.384 - 3º piso - Rio Ville Shopping
Vilar dos Teles - São João de Meriti - RJ - (21) 3071-6864
















| Clique nas imagens para ampliar |

Nenhum comentário:

Postar um comentário