segunda-feira, 11 de julho de 2011

Brasilia Noite e Dia - UNICAMP - 26/07 a 12/08


| Clique na imagem para ampliar |

PRESS RELEASE

Com objetivo de difundir o trabalho dos talentosos artistas da Capital Federal, a  Presidente da ACAV, Sra. FLÁVIA ISA OBINO BOECKEL organizou e coordenou esse evento que representa mais um marco para a divulgação e reconhecimento dos artistas de Brasília, com premiações nacionais e  internacionais.

Os estilos variam do figurativo ao abstrato, do realismo ao surrealismo, do impressionismo ao mais colorido expressionismo, numa verdadeira revolução de cores e formas que, tenho certeza, hão de encontrar no olhar do público visitante a merecida aprovação às obras expostas.

As técnicas, igualmente vão da encáustica ao óleo e à acrílica se modificando conforme a criatividade de cada um dos artistas no esmero com que trabalham suas resinas, madeiras ou metais. Todos, enfim, vem mostrar ao paulista de Campinas suas obras com a humildade e sensibilidade típicas dos artistas. 

 


Histórico da ACAV
Os artistas-plásticos, de maneira geral, têm enfrentado restrições de toda ordem, seja pelo encolhimento do mercado de arte, seja pela redução de incentivos a eventos e projetos culturais.  Assistimos, pesarosos um desinteresse social pela arte e cultura em nosso País, inclusive por parte de instituições que anteriormente soíam apoiar tais iniciativas. 

Se, por um lado, as dúvidas, as angústias e problemas diversos se fazem constantes em nosso cotidiano, por outro, percebemos a necessidade de cooperar com responsabilidade e compromisso, em prol da reconstrução e renovação do nosso coletivo, que, ao longo do tempo, vem sofrendo perdas numa Sociedade recém-nascida, a despeito de seus 51 anos. 

Não cabe aqui nos estendermos sobre essa crise, tão complexa quão paradigmática. Suas causas são cumulativas, decorrentes também do pragmatismo e da perda da poesia que desenham nosso tempo. Diante de tanta inovação tecnológica, especialmente no que tange à criação e produção visual, é natural que nós, artistas da imagem, fiquemos em permanente questionamento sobre nosso papel social, nossa atuação sensível e sua reverberação em nosso ser, que vive a arte como canal de expressão e liberdade - liberdade que é a própria pré-condição da Arte. 

Os artistas possuem incrível visão e energia criativa que se esvai, no entanto, preservada em um mundo estreito e fechado. Mas não precisamos mais do tipo de arte que ocupa um espaço sem qualquer objetivo.  Necessitamos, isto sim, de uma arte engajada que envolva profundamente as pessoas, e de mecanismos para conduzir essa arte a uma relação funcional com o mundo social...

Desse contexto, nossa consciência de grupo reemerge, não com o propósito de um embate ou discussão, mas como tentativa de diálogo para somar nossas reflexões, sentimentos e energias, a fim de que, juntos, possamos re-tecer nossas teias, com a esperança de um novo começo - um novo ciclo. A maciça adesão de importantes artistas da cidade na Associação Candanga de Artistas Visuais demonstrou que não estamos sós nesta caminhada.  Outro elemento demonstrativo de nosso bem sucedido empreendimento são as parcerias realizadas com diferentes setores das artes e do comércio da cidade, entre os quais:  GALERIA MALI VILLAS-BÔAS (de São Paulo), BRICQUET DE LEMOS EDIT., MOLDURAS ALEIXO, CIA DS ARTES, THESAURUS EDIT. E GRÁF., SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, CAIXA Cultural, CODEVASF, APAE, BOULEVARD SHOPPING, além de diversas ONGS e movimentos de caráter social, com os quais mantemos uma troca permanente de apoio e serviço.  Agora, a partir de 2011, obtivemos o apoio altamente significativo da Universidade de Campinas, através de sua Coordenação e Diretoria junto à Casa do Lago – espaço privilegiado para o qual levaremos uma coleção das obras que celebram o cinqüentenário de Brasília – a Capital do Brasil.


Discurso ACAV

A ACAV é fruto do anseio de proeminentes nomes no campo da Arte e Cultura da Cidade, diante do quadro de absoluto desamparo em que se encontravam.    

A despeito de todos os esforços para alcançar a almejada União, com a sociedade existente e igualmente fundada pelos mesmos artistas que integram a nova, a impossibilidade levou todos à criação de outra entidade de classe que, por sugestão de Naura Timm teria Candanga no nome e, graças a Bené Fonteles congraçaria Artistas Visuais.  

Ambas sugestões foram unanimemente aprovadas pelos participantes da diversas reuniões preliminares, passando a denominar-se: ASSOCIAÇÃO CANDANGA DE ARTISTAS VISUAIS – ACAV, englobando, além dos pintores e escultores, o pessoal da mídia eletrônica, da fotografia, do design e arte gráfica, entre outras midias.  

Dessa maneira tivemos o privilégio de reunir nossos mestres e grandes talentos de Brasília, com os jovens e seu espírito de contestação e suas reivindicações, tão essenciais a uma entidade que visa dar exemplo de atuação nas áreas de arte e cultura.

Uma associação de classe deve ter entre suas metas primordiais a promoção do diálogo e a aproximação dos que nela se envolvem, existindo, assim, para resolver questões de ordem operacional e, principalmente, para ampliar a capacidade desses grupos na defesa de seus direitos civis, na consecução de projetos que os auxiliem e contribuam para o crescimento do PiB interno da Cultura no Distrito Federal.  O fomento a  cursos de capacitação e qualificação; de palestras e seminários avançados; de oficinas e “workshops”; de salões e exposições, prêmios, bolsas de estudo e pesquisa; de publicações, além de outros benefícios à classe é o que se espera de uma entidade associativa preocupada com a satisfação dos desejos e necessidades de seus usuários.

Por ser uma OSCIP o controle exercido por parte do Poder Público, muito elogiado por todos os associados, facultará absoluta transparência nas ações propostas e nos documentos produzidos, podendo, além disso, representar um primeiro passo para um mais amplo entendimento entre autoridades, imprensa e classe artística, preparada que estará para retomar seu lugar de projeção nos eventos e programações de nossa Capital.

Em síntese, é fundamental que toda associação seja movida não apenas pela busca do belo, do surpreendente e do mágico, mas, com seus integrantes unidos e em harmonia, atue como em uma só batida de coração, visando melhoria da qualidade de vida do Ser Humano na Sociedade.  




Veja mais fotos no: https://picasaweb.google.com/flavia.boeckel/TELASBSBNOITEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário