quinta-feira, 31 de maio de 2012

Agenda do Eduardo www.encontroculturaldf.blogspot.com - 31/05/2012


hoje
-
LANÇAMENTO DE LIVRO de  CRISTOVAM BUARQUE
Ontem, dia 30,  foi lançado o livro Desafios à humanidade, perguntas à Rio+20   do  senador Cristovam Buarque na Livraria Cultura.http://cristovam.org.br/portal3/
-
Até 31/05  Prêmio  Innovare. Recompensa às práticas inovadoras que tornam a Justiça brasileira mais célere e eficiente.“A inovação é uma característica da modernidade e as boas práticas são uma exigência da nossa sociedade”, afirmou o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler www.premioinnovare.com.br
-
31/05  31ª Noite Cultural T-Bone/312 norte.  Apresentação do  cantor e compositor Ivan Lins.  A programação musical inclui também o multi-instrumentista cearense Manassés, radicado em Brasília desde 2011, e o músico e compositor Zelito Passos.
-
31/05, 20 h,  Laugi, grupo de performance vocal, apresentará o Show Nosso Jeito no Centro Cultural de Brasília. http://www.laugi.com.br/beta/show-nosso-jeito-no-ccb
-
31/05   PÓS EM PSICOLOGIA E CULTURA/UnB. http://psicc.unb.br/portalpcl/
-
31/05, 19 h  Projeto Mesa de Debates em Direito Constitucional. O tema é CPI: Limites e Possibilidades Constitucionais, que terá como palestrante o professor Uadi Lammêgo Bulos. Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg)
-
31/05 – 21h30   Felipe Cyntrão e Banda VivoVerso. Nosso Mar Restaurante 115 norte
-
31/05, 17 h   Palestra "A Lei da Ficha Limpa e os Novos Paradigmas do Direito Eleitoral". Palestrante: Márlon Reis. Na  Sala de Sessões Plenárias do TRE-DF.
-
Até  16/06   Exposição Marechal Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena.   A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Av. W3 Sul EQ 506/507) promove a exposição Marechal Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena.   Pode  ser visitada de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 23h e aos sábados das 8h às 14h.
-
21/05 a 01/06  Semana Jurídica do Centro Universitário Iesb terá como tema principal o meio ambiente.   O evento conta com a participação de palestrantes especialistas que vai falar sobre o meio ambiente urbano, o transporte público e a Copa de 2014.   www.iesb.br.
-
Até  10/06, 21 h   Espetáculo Isso é o que ela pensa no CCBB. A peça conta a história de Susan, uma mulher que vive em um ambiente depressivo, diferente do que sonhara para a sua vida. Sessões de quinta a sábado, às 21h; e domingo, às 20h.
-
Até 09/07   Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade  promovido pelo Iphan/MinC
-
01/06   NOSSA LÍNGUA
O acadêmico e filólogo Evanildo Bechara dará a conferência magna do "Seminário em Defesa da Língua Portuguesa", amanhã - 01/06, às 9h, no auditório da Academia Paulista de Letras, em São Paulo. Participam do debate, organizado pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia Paulista de Letras, Arnaldo Niskier, Paulo Nathanael Pereira de Souza, Fábio Lucas, Anna Maria Martins, Cícero Sandroni, Domício Proença e Dad Squarisi.
01/06, 09h30   Ibram/MinC promove palestra com foco na qualificação dos museus para o turismo no auditório do Ibram em Brasília. FOLHA SP 31.05
-
15 a 21/10  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)  …  será utilizada para discutir e implantar, no âmbito escolar, iniciativas definidas no documento final da Rio+20. http://www.mct.gov.br/
-

Curso de Kriya Yoga


              ONG BABA ANANDA           

Promove nos dias 23 e 24 de junho de 2012
CURSO DE KRIYA YOGA

Local: Sede da ONG Baba Ananda, por trás da 100 Dimensão, Riacho Fundo II, DF
 
Horários: 
Sábado 9h as 17h
Domingo  9h as 12h
 
Investimento: 
R$ 150,00
 
Ministrante: 
Baba Nanda
 
Informações: tel. 61 8191 1629



Sitio Geranium
www.sitiogeranium.com.br
contatositiogeranium@gmail.com

3358 1497       8165-0742

 

Maria Callas e A Forma Sonata


Logo ECAI
Maria Callas e A Forma Sonata
Oi! 

Maria Callas
Maria Callas: viveu para a arte, viveu para o amor.
Valeu a pena?
Semana que vem começamos uma visita a cinco divas da história da música. Callas é a primeira - traga seu lencinho.

Na outra palestra da semana, vamos entender como Beethoven e Mozart organizaram muitas sinfonias, com A Forma Sonata.

Espero por você. 

Um grande abraço do Alexandre.
Elizeth Cardoso 1
Elizeth Cardoso
é nossa diva número 5.
Nova Série: Divas

Terças: 10h30, 15h30 e 19h30
Quartas
: 12h30 e 19h30
 
Callas, Piaf, Bidu, Carmen Miranda e Elizeth Cardoso. Cinco mulheres fortes, artistas inconfundíveis, que mudaram a história da música.

O ECAI convida você em junho a conhecer um pouco mais vida e obra dessas heroínas.

Reserve já seu lugar clicando AQUI, ou ligue 9559-2699.
Sonata
carro Sonata não tem nada a ver
com a Forma Sonata... mas como ilustrar a palavra "sonata"?
Segunda, 3 de junho, 19h30

Ùltima palestra da série Formas Musicais, a Forma Sonata é uma incrível conquista arquitetônico-musical.

Muitas sinfonias dos períodos Clássico e Romântico usam essa elegante maneira de se organizar o material musical.

Você vai ouvir a "Quinta de Beethoven" de um jeito todo novo! Para reservar, clique AQUI ou ligue para 9559-2699. 
Notas de Cruzeiro 1970
Sua Primeira Palestra
é Grátis
Se você ainda
não conhece o ECAI,
sua primeira palestra
é grátis.
Pode até trazer
amigos, sem obrigação
ou compromisso.
Imagem de link
Links úteis (clique abaixo):

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição “10 anos com Chico Xavier”


O instituto Chico Xavier realizará a exposição “10 anos com Chico Xavier” em  homenagem ao 10º aniversário de falecimento do médium brasileiro. A mostra será composta de fotografias, homenagens e mensagens psicografadas durante sua trajetória.
Francisco Cândido Xavier nasceu em  abril de 1910 na cidade mineira de Pedro Leopoldo. Filho de João Cândido Xavier e Maria João de Deus, aos 4 anos de idade apresentou os primeiros sinais de mediunidade. Em 1915, sua mãe morreu e ele passou a morar com a madrinha, Rita de Cássia, época na qual fez suas primeiras preces. Cinco anos mais tarde, conheceu o padre Sebastião Scarzello, de quem se tornou amigo. Em 1922, na comemoração do primeiro centenário da Independência do Brasil, a escola na qual estudava mandou os estudantes escreverem uma dissertação sobre o acontecimento. Naquele momento, apareceu ao seu lado um “homem” que ditava as frases para ele escrever. Chico levantou-se e foi conversar com a professora sobre aquela pessoa que aparecia e desaparecia toda hora. Ela disse que aquilo não passava de coisa da sua imaginação e que deveria voltar e escrever normalmente. Ele, então,  anotou o que o espírito ditava, uma bela crônica com a qual ganhou Menção Honrosa. Mais cinco anos se passaram e o médium psicografou sua primeira mensagem, na qual assinou: Um Espírito Amigo. Em 1931, teve seu primeiro encontro com o Espírito Emmanuel, que lhe propôs trabalhar sob sua orientação e, no ano seguinte, publicou o primeiro livro psicografado: Parnaso de Além-Túmulo, ditado por poetas brasileiros e portugueses. Já em 1939, publicou seu primeiro romance romano: Há Dois Mil Anos, assinado pelo Espírito Emmanuel. Além de outros livros publicados, em 1944 psicografou e escreveu um dos mais procurados até hoje: “Nosso Lar”, de autoria do Espírito André Luiz. Mudou-se para Uberaba em 1959, onde viveu por muitos anos e organizou seu trabalho mediúnico e assistencial no espaço da comunhão Espírita Cristã. A primeira entrevista sobre mediunidade só veio em 1971, em programa da antiga TV Tupi, cuja audiência foi altíssima. Até cientistas da Nasa vieram estudar a paranormalidade de Chico Xavier. Em 1980 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz e, no ano seguinte, estreou o programa “Um Homem Chamado Amor” na Rede Globo. Em 30 de junho de 2002, completou sua missão na terra e retornou ao Mundo Espiritual.


“Conheço pessoas tão pobres que só têm dinheiro.”
“Quem sabe pode muito, quem ama pode muito mais.”
“Ninguém é obrigado a acreditar em mim.”
                                                                                                              

Chico Xavier

SERVIÇO
Período:  04 a 08 de junho de 2012.
Cerimônia de abertura: 05 de junho às 10h.
Local:  Espaço Mário Covas, anexo II da Câmara dos Deputados.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 09 às 17 hs.
Entrada Franca

C.André Laquintinie
Assessor de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Câmara dos Deputados
3215-8081

Nova forma de reprodução em tela


Caros amigo(a)s pintores e artistas plásticos,

A Bertazzoni Artes desenvolveu uma nova e exclusiva forma de reprodução em tela.
Totalmente digital e feita em tela de pintura mesmo, essa nova forma de reproduzir suas obras é a melhor que existe no mercado.
Feita em uma tela com tratamento especial e com tintas que tem compostos de tinta a óleo tradicional e solvente.
Ela é a prova de água e a durabilidade chega a ser 10X maior do que um gicleé tradicional.

E isso sem enganação,é feito em tela de pintura mesmo!!!

Essa técnica chega ao mercado para substituir o tradicional gicleé que tem qualidade duvidosa e o já ultrapassado papel ou serigrafia.

A Bertazzoni Artes também desenvolve produtos exclusivos para divulgação de suas obras, como agendas personalizadas com capa em tela mesmo e com suas obras estampadas,blank books (nova tendência no exterior)que são aqueles livrinhos de anotações com páginas em branco,displays,bolsas e sacolas em tela de pintura e muito mais.
Trabalhando em parceria com as principais livrarias do mercado,
e já realizado produtos para artistas renomados como Osmar Santos e Bruno Gagliasso( cenografia da peça um certo Van Gogh),e muitos outros, é o que garante a qualidade de nossa técnica.
Agende uma visita,(na grande São Paulo) ou solicite uma amostra de nosso material, teremos imenso prazer em mostrar nossos produtos e colaborar na divulgação de sua arte e suas idéias.

Cordialmente,
Thiago Bertazzoni

Nosso e-mail: bertazzoni@hotmail.com .br

Nossos telefones: (11) 3965-6060 (11) 4106 -1226

www.cassiobertazzoni.blogspot.com.br

www.bertazzoniartes.com.br

Artistas Goianos na PUC Goiás


| Clique na imagem para ampliar |







Associação Goiana de Artes Visuais - AGAV
Mostra de Artes na Biblioteca da Puc.

Vaniaferro
Presidente da AGAV

Curso de Culinária Lactovegetariana e vegana - Cozinha natural para todos os gostos...




| Clique na imagem para ampliar |


Olá para todos,

Num mundo do "tudo ao mesmo tempo agora" preparar o próprio alimento é quase um luxo. A comida preparada às pressas pode perpetuar dentro de nós a impressão de que temos que correr e, ao contrário disso, a maneira ideal de preparar o alimento é com muita calma e poucos pensamentos.

Uma alimentação natural e saudável implica no uso de ingredientes frescos e de métodos de cozimento suaves para acentuar os sabores naturais sem que seja preciso usar aditivos artificiais. "Coma o que é fresco para manter fresca a sua mente." Tanto a alimentação lactovegetarianas quanto a vegana, basicamente significam uma abordagem de não violência, buscando a proteção de animais e o cultivo da saúde. Além disso, ambas propõem a compaixão com os seres sencientes, "aqueles seres com capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade", sendo que a cozinha vegana é um pouco mais restritiva, pois não permite a utilização de nenhum ingrediente de origem animal.

O Curso de Culinária Lactovegetariana e Vegana se propõem  apresentar e compartilhar receitas naturais e saudáveis de sucos terapêuticos, saladas e pratos quentes, com dicas de alimentos funcionais, detox (alimentos que auxiliam na desintoxicação) e alimentos alcalinizantes, oferecendo  receitas práticas e de fácil preparo.

Todos os pratos serão executados e degustados pelo grupo. O curso inclui apostila passo a passo das receitas. Então, vamos preparando os aventais e caderninhos de receitas que a programação é irresistível.

Serviço:
Curso de Culinária Lactovegetariana e veganaData: 03 de junho de 2012 – Domingo – 10h - 18h
Local: Farol do Cerrado – Setor de Chácaras – MI – Trecho 7 – Mansões do Lago Norte
Investimento: R$ 200,00, sendo que para reserva deve ser pago 50% antecipado. Vagas limitadas para 20 participantes
Mais informações: 8190 8731 - Cláudia Helena Lima

Inscrições:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEVuUGhHYnFmb2dEcWxtbk11WFBOdmc6MA


--
"Semeando novos valores para uma sociedade mais equilibrada"

Convite Feira Ambiental Cerrado Sustentável


Convite Feira Ambiental Cerrado Sustentável

Atenciosamente Raquel Lima
61. 8586-7800 


Anexos (1)
Convite FEIRA CERRADO SUSTENTAVEL.pdf
959 KB   Visualizar  Download

terça-feira, 29 de maio de 2012

EXPOSIÇÃO DAS 40 HORAS DE CRIATIVIDADE NA FUNDAÇÃO UNIVERSA



| Clique na imagem para ampliar |



EXPOSIÇÃO DAS 40 HORAS DE CRIATIVIDADE NA FUNDAÇÃO UNIVERSA
Abertura: 30 de maio 2012 - às 19hs 
Visitação: 31 de maio à 08 de junho 2012
( Segunda a sexta das 9hs às 19hs )
Fundação Universa - Espaço Cultural Banco BVA
SGAN 609 Módulo A - L2 Norte - Asa Norte - Brasília - DF
MAPA: http://g.co/maps/zby28



Artistas participantes:
Bete Ferrarezi
Célia Maldonado
Chico Senna
Diniz Félix
Donatto
Eusanete Sant´Anna  
Ferdy Garcês
Fernando Rafael
Jeanne Maz
Luciana Ferreira
Mari Lasta
Marianne Nassuno
Massimo Massaglia
Myriam Morato
Rodrigo Nardotto
Salete Henkes
Sheila Beatriz
Sheila Tapajós
Sonnia Guerra
Theresa Neves
Walkíria Borges

Performance:
Lidiane Leão
Carmen San Thiago


atelierlourencodebem.blogspot.com.br
twitter.com/lourencodebem

Fotos das 40 
HORAS DE CRIATIVIDADE


PROJETO 40 HORAS DE CRIATIVIDADE

Hoje e amanhã - 29/05 - 30/05 - Agenda Cult do Edu


Hoje

29 a 31/05 VII – Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos 2012/ Rio de Janeiro. http://pmigo.org.br/
-
29/05, 18h LITERATURA. Bate-papo literário: “Livros livres e de todos”
Biblioteca Ángel Crespo do Instituto Cervantes de Brasília. Moderador: José Manuel Rambla, jornalista. - 707 SUL
-
29/05, 22 h Observatório da Imprensa desta semana vai analisar a Repercussão do caso Xuxa. Um debate sobre a importância de celebridades exporem questões pessoais nos meios de comunicação. Apresentação: Alberto Dines. TV BRASIL canal 02
-
29/05, 19h30 Palestra: A gastronomia no caminho de Santiago de Compostela‏. Auditório do Instituto Cervantes - 707 SUL
-
30/05 a 16/06 Exposição Marechal Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena. A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Av. W3 Sul EQ 506/507) promove a exposição Marechal Rondon – a construção do Brasil e a causa indígena. Pode ser visitada de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 23h e aos sábados das 8h às 14h.
-
30/05, 18 h Livro Brasília na poesia de Nicolas Behr: idealização, utopia e crítica, de gilda Furiati, será lançado no Memorial darcy UnB


Música
-
Hugo Lafayette
Teatro Garagem (Sesc, 913 Sul). Hoje, às 20h, o cantor homenageia Waldick Soriano com o show Paixão de um homem. Ingressos: R$ 20 (único). Informações e reservas: 3445-4401. Não recomendado para menores de 14 anos.
-
Letuce
Teatro Eva Herz (Livraria Cultura Shopping Iguatemi, SHIN, CA 4, Lt. A, Lago Norte). Hoje, às 19h30, show com a banda. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
-
Qinho
Balaio Café (201 Norte, Bl. B, Lj. 19/31; 3327-0732). Hoje, às 21h, show com o cantor e compositor carioca. Couvert: R$ 10. Não recomendado para menores de 18 anos.


Onde dançar
-
Bar do Calaf
(SBS, Ed. Empire Center, térreo; 3325-7408). Hoje, às 21h, samba com o grupo Adora-Roda. Entrada: R$ 10 (homem) e R$ 5 (mulher), até às 22h; R$ 15 (homem) e R$ 10 (mulher), até as 23h; R$ 20 (homem) e R$ 15 (mulher), após. Não recomendado para menores de 18 anos.
-
Cult 22 Rock Bar
(C.A. 7, Lago Norte; 9972-9826). Hoje, às 21h, DiaBluezz, show com Jambrosia. Entrada: R$ 7, com nome na lista diabluezz@gmail.com, até as 21h; R$ 12, após. Não recomendado para menores de 18 anos.
-

MAIS EVENTOS!!!! ACESSE:

WWW.ENCONTROCULTURALDF.BLOGSPOT.COM



CAIXA Cultural Brasília - Oficina "De quadro a quadro - Introdução à história das HQs"



| Clique na imagem para ampliar |

Moda, design, arte e arquitetura verde - Pensamento Italiano em Brasília


PENSAMENTO ITALIANO
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA, DE 13 A 15 DE JUNHO DE 2012. ENTRADA FRANCA
 
Palestras sobre arquitetura, design, cultura e moda reúnem grandes especialistas italianos
 
*O ciclo encerra as celebrações do Ano da Itália no Brasil
 
*As conferências acontecerão no Teatro do CCBB, com transmissão ao vivo pelainternet
 
Durante três dias, nomes importantes do pensamento italiano atual estarão em Brasília para falar sobre as mais diversas áreas da cultura contemporânea. O projeto PENSAMENTO ITALIANO vai promover o contato do público com as ideias de profissionais como Mario Cucinella, um arquiteto que tem enorme preocupação com a adaptação de seus projetos às realidades climáticas e à sustentabilidade, responsável por obras que afirmam o conceito sustentável de habitação, o escritor e crítico Stefano Casciani, vice-diretor da celebrada revista Domus (uma das mais prestigiadas publicações de arquitetura, design e moda dos dias atuais) e Giannino Malossi, teórico e crítico de design, moda e comunicação, dos mais respeitados do universo da moda na Itália.
 
As palestras do ciclo PENSAMENTO ITALIANO acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de junho, sempre às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com transmissão ao vivo pela internet (streaming), através do site www.pensamentoitaliano.com.br. A intenção do curador Nicola Goretti é possibilitar o acesso ao maior número possível de interessados em cada tema. Para isso, o projeto conta ainda com perfil no Facebook(Pensamento Italiano) e pode ser seguido pelo twitter: @pensaitaliano.  PENSAMENTO ITALIANO se integra às comemorações do Ano da Itália no Brasil, iniciado em outubro de 2011 e que se encerra em junho de 2012. Patrocínio conjunto do CCBB Brasília e TIM.
 
Cada palestra terá mediação de um profissional brasileiro, especialista da área em debate, e contará com a participação do arquiteto e curador do evento, Nicola Goretti, e do jornalista e tradutor Cláudio Valentinetti. Juntos, eles cuidarão de repassar ao convidado as perguntas da plateia e também dos internautas que estiverem acompanhando o evento pelo site.
 
Sobre o tema Arquitetura, após a palestra de Cucinella, no dia 13 de junho, o arquiteto Daniel Mangabeira coordenará a conversa com a plateia. No dia seguinte, quinta-feira, será a vez do artista plástico e produtor cultural Evandro Salles mediar a conversa sobreDesign e Cultura Contemporânea, com o escritor e projetista Stefano Casciani. E encerrando o ciclo, no dia 15 de junho, a jornalista e produtora de moda Mariza de Macedo Soares fará a mediação do debate com o crítico Giannino Malossi, sobre o temaModa. Todos os encontros têm entrada franca e tradução simultânea, mas é preciso fazer inscrição através do site www.pensamentoitaliano.com.br. É sugerido também chegar com 30 minutos de antecedência para retirada de headsets.
 
PENSAMENTO ITALIANO tem curadoria de Nicola Goretti, fundador do Grupo AG, direcionado a projetos na área de design nacional e internacional. Entre os projetos iniciais, estão o Seminário Internacional de Design (Brasília, 2001 e 2002) e Identidade-Identity (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Desde então, Goretti faz curadoria e organiza diversas exposições, como Design Italiano,Compasso D’ Oro e Mariko Mori – Oneness. No momento, além do ciclo de palestras, o Grupo AG prepara uma abrangente exposição com a obra da artista portuguesa Joana Vasconcelos e a Bienal Internacional de Design do Rio de Janeiro, programada para o 2014.

PROGRAMAÇÃO
 
13.06
Palestra: Mario Cucinella - Tema: Arquitetura e futuro verde
Mediador: Daniel Mangabeira
Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani
 
14.06
Palestra: Stefano Casciani - Tema: Autobiografia do Design na Itália
Mediador: Evandro Salles
Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti
 
15.06
Palestra: Gianinno Malossi - Tema: Identidade, Espetáculo, Cultura
Mediador: Marisa de Macedo-Soares
Participantes: Nicola Goretti, Claudio M. Valentinetti e Stefano Casciani
 
Local: Teatro I do CCBB Brasília
Horário: 19h30
*Chegar com meia hora de antecedência para retirada de fones para a tradução simultânea
Patrocinadores: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e TIM
 
 OS CONVIDADOS
 
MARIO CUCINELLA
Arquiteto e designer, nasceu em Palermo, em 1960, estudou Arquitetura em Gênova, onde, de 1987 a 1992, trabalhou no estúdio de Renzo Piano como responsável de projetos e, em seguida, fundou a MCA - Mario Cucinella Architects em Paris (1992) e em Bolonha (1999). De 1998 a 2006, atuou como professor contratado no Laboratório de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura de Ferrara. Desde 2004 é “visiting professor” na Universidade de Nottingham. Em 2012 fundou a organização sem fins lucrativos BuildingGreen Future. Cucinella interessa-se pelo meio-ambiente e a sustentabilidade, pesquisa e desenvolve projetos e produtos de design industrial.  Entre suas realizações mais significativas estão o Sino-Italian Ecological Building de Pequim, a nova sede da Prefeitura de Bolonha, o Centre for Sustainable Energy Technologies de Ningbo, a estação Villejuif-Leo Lagrange do metrô de Paris, a nova sede da 3M Itália de Milão, além de A School for a Green Future, em Gaza.
 
STEFANO CASCIANI
Escritor, artista, designer, diretor de revistas, Casciani é autor de várias publicações e reconhecido internacionalmente como um dos conhecedores e divulgadores mais lúcidos de arte contemporânea. Depois de ter estudado design, arquitetura e literatura, se mudapara Milão em 1979, continuando sua carreira profissional como redator da prestigiosa revista “Domus”, e Diretor de Arte da empresa de design Zanotta. Aos 28 anos, publica seu primeiro livro “Mobili come Architetture”. Cura e participa de muitas exposições em galerias de arte e museus, incluindo o Louisiana Museum de Copenhagen, a Bienal de Veneza, a Triennale di Milano e a Galleria Nazionale d’Arte Moderna de Roma. No ano 2000, recebe o prêmio “Compasso D`Oro” pela direção do programa televisivo “Lezioni di Design”, na RAI Radio Televisione Italiana. Em 2003, a Fondazione Jacqueline Vodoz e Bruno Danese de Milão apresenta a mostra retrospectiva “Monuments”. É autor de centenas de artigos, ensaios e livros sobre arquitetura, arte e design, entre os quais ressaltam monografias sobre Pierre Restany, Ettore Sottsass e Massimiliano Fuksas. Ex-diretor de “Domus”, atualmente dirige a revista “Disegno: La nuova cultura industriale” e “Babylon - City of dreams”, revista Ipad.
 
GIANNINO MALOSSI
Curador independente, autor e empresário cultural, trabalha sobre a teoria e a prática de design, moda e indústria cultural. Pela Fiorucci, criou Fiorucci DXing (1977-1981), uma plataforma inovadora pelos estudos interdisciplinares e analises dos “trends” na moda. Suas pesquisas acabaram em exposições na Triennale de Milão (1979), Bienal de Veneza/Projetos Especiais (1980), Stazione Leopolda em Florença (1996, 1997, 1998, 1999, 2000) e The Directors Club de Nova York (2001). Publicou vários livros na Itália e no exterior. Como consultor de moda, colaborou com o Gruppo GFT, Vivienne Westwood, Paul Smith, e, durante mais de 12 anos, com a Florence Fashion Fair Pitti Immagine Uomoe a Camera Nazionale della Moda Italiana. Envolvido, em 2000, na fundação do InteractionDesign Institute Ivrea, desde então é ativo na mídia online e nas indústrias criativas R&Dprojects. Participa do Interaction Design Lab Milano. Colabora com “Abitare”, “Alfabeta2”, “Casa Vogue”, “Domus”, “GQ Italia”, “i-D Magazine”, “Idea”, “Il Giornale dell’Arte”, “L’Espresso”, “Lotus International”, “Modo”, “Print”, “Rolling Stone Italia”, “The Manipulator”, “Vogue Italia”.
 
MEDIADORES
 
DANIEL MANGABEIRA – Arquiteto formado em Brasília e atuante desde 1998. Tem projetos desenvolvidos em diferentes cidades como Brasília, São Paulo e alguns centros de Portugal. É sócio do escritório Domo Arquitetos.
 
EVANDRO SALLES – Artista plástico, produtor cultural e professor, nascido em Belo Horizonte , com formação em artes visuais na Escola do Parque Lage. Desde 1973, trabalha como ilustrador e programador visual. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior, conquistando vários prêmios. Fez curadoria e produção de mostras como a que trouxe a obra de Yoko Ono ao Brasil, Fluxus Arte para Crianças, reunindo trabalhos de diferentes artistas. Em 2002, lançou Evandro Salles – desenhos, com 300 obras de diversos períodos.
 
MARIZA DE MACEDO-SOARES – Paulistana formada em Direito e jornalista por opção, é um dos nomes mais prestigiados da área de moda em Brasília. Além de atuar como colaboradora para revistas – Foco, Revista do Park Shopping e Roteiro – tem coluna naBand News FM e é colaboradora permanente da Link Editora de São Paulo. Escreve sobre moda, estilo e comportamento, arriscando-se também em outras searas como gastronomia, decoração, artes e espetáculos. Faz ainda, em parceria como Park Shopping Brasília, curadoria para exposições com a obra de ícones da moda brasileira como Clodovil e Markito.
 
PARTICIPANTES
 
NICOLA GORETTI
Arquiteto, curador de design e arquitetura, nascido em Milão e formado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belgrano, em Buenos Aires , em 1987. Em seguida, abre seu estúdio, dedicando-se a projetos de arquitetura residencial e comercial. Em 1994, funda aProgetto Itália, instituição dedicada a investigar arquitetura e restauração do patrimônio. Com a Progetto Itália, organiza diversos encontros e seminários na Europa e nos Estados Unidos. Em 2001, funda o Grupo AG, no Brasil, direcionado a projetos de design nacional e internacional, através do qual tem realizado exposições de grande repercussão no País, como Moradias Transitórias e Mariko Mori, mostras que circularam por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
 
CLAUDIO M. VALENTINETTI
Jornalista, escritor, tradutor. Autor, entre outras obras, de Orson Welles (1981, 1993, 1994 e 1999), Alberto Cavalcanti (1988 e 1995) e Il romanzo di Alida Valli (1995) – os últimos dois com Lorenzo Pellizzari –, Pietro Maria Bardi: Diálogo Pré-Socrático (1995 e 1996) (com Roberto Sambonet), Diálogo pré-socrático com Oscar Niemeyer (1998), Glauber, um olhar europeu (2002), Ittala Nandi I. N. Veritas (2003), O Cinema segundo Eduardo Coutinho (2003), A Arte do Ator: Othon Bastos (2004), Milton Gonçalves – Um negro em movimento (2005), Luchino Visconti – Um diretor de outro mundo (2006) e A leveza contundente de Joaquim Pedro de Andrade (2007).
 
PENSAMENTO ITALIANO
 
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 13 a 15 de junho de 2012
Horários: 19h30
ENTRADA FRANCA
Informações: 3108. 7600
 
Assessoria de imprensa (para uso exclusivo dos jornalistas)Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Carmem Moretzsohn: 8142. 0111 - Gioconda Caputo: 8142. 0112
Maria Alice Monteiro: 9831. 5090 – Roberta Timponi: 9211. 1414

Evento de desenho e fotografia no Museu do Automóvel - um "EsquentaCrawl" - neste sábado, dia 2 de junho, às 11h00



| Clique na imagem para ampliar |

Amigos,

É com satisfação que informo que o "aquecimento" para o Sketchcrawl - um evento em que as pessoas se reúnem para desenhar ou fotografar a cidade - e que nós chamamos "EsquentaCrawl" vai acontecer no Museu do Automóvel de Brasília neste sábado, dia 2 de junho, às 11h00. Não é preciso nenhuma experiência com desenho; basta trazerem seu caderninho, seu lápis, apontador, borracha, caneta etc. 

Tragam toda a família porque os carros antigos são muito atraentes e é um programa que agrada a todos. Para saber mais sobre o Sketchcrawl, vejam os links no final da mensagem.

Além disso, tenho a informar que, infelizmente, o Museu corre o risco de ser fechado. Há no site Petição Pública um Abaixo-assinado Moção de Apoio ao Museu do Automóvel de Brasília acontecendo. Peço, encarecidamente, que, se possível, o assinem e enviem esta mensagem para seus contatos. 

Nós queremos que o Museu continue funcionando e este movimento também representa nosso abraço simbólico. Eis o link:

http://www.peticaopublica.com.br/Default.aspx?pi=apoiomab


O Museu é coberto, protegido de sol, vento ou chuva (coisa improvável em junho...). Recomendo que além dos materiais para desenho e suas câmeras fotográficas, levem banquinho, água e outros materiais eventualmente necessários.

Na entrada, digam que estão indo ao evento de desenho. Provavelmente não cobrem ingressos, mas nós sabemos que há o risco de o Museu ter que fechar as portas, então fica a cada um a liberdade de deixar ou não uma taxa de colaboração.

A ideia é desenhar até a fome nos empurrar para o almoço, mas quem quiser ir mais tarde, em outro horário, informo que o Museu funciona das 11 às 17 horas.

O Museu fica no seguinte endereço: SGON - Quadra I - nº 205 - Eixo Monumental, logo acima do Palácio do Buriti (telefone 3225.3000) - e o mapa para chegar lá segue anexo.

Nos vemos no sábado! Por favor, se puder divulgar para suas listas, agradeço! 

Abraços,


Helena 
http://www.flickr.com/photos/helenajansen/


______________________________________________________

Site do Museu do Automóvel de Brasília:
http://www.museudoautomovel.org.br/index2.html

______________________________________________________

Mais informações sobre o SketchCrawl

Pessoas no mundo inteiro vão às ruas, sozinhas ou em grupo, para desenhar pelo prazer de desenhar. Sem inscrição, taxas, regras ou chatices de qualquer tipo, basta querer e ir.

No dia seguinte, pessoas do mundo inteiro postam suas imagens no Fórum Internacional do evento, onde podemos interagir e conhecer as cidades dos colegas de todos os cantos, por meio de seus desenhos.

O Sketchcrawl é um evento gratuito, e cada um pode participar onde quiser, da forma que quiser, sozinho ou organizando grupos para desenhar com os amigos; basta querer e pronto.

E nem precisa ser profissional ou fera no desenho, o Sketchcrawl não é uma competição, é apenas um motivo a mais para desenhar e se divertir. Traga suas crianças, elas vão adorar.

Para quem participar do evento de Brasília e entorno (sozinho ou em grupo), depois é só postar os trabalhos nos dois grupos: 

Sketchcrawl-Brasília no Flickr

http://www.flickr.com/groups/sketchcrawlbrasilia/

Sketchcrawl-Brasil no Yahoo

http://br.groups.yahoo.com/group/Sketchcrawl_Brasil 

Não se esqueça de postar também no grupo "Sketckcrawl" no Flickr - que é do próprio Enrico (que foi quem teve a ideia de criar este movimento): 

http://www.flickr.com/groups/sketchcrawl/


Outros links:

Como começou o Sketchcrawl:

http://www.sketchcrawl.com/blog/?page_id=3   

Sketchcrawl-Brasil no Yahoo:

http://br.groups.yahoo.com/group/Sketchcrawl_Brasil 

Enrico Casarosa comenta o recorde brasileiro: 

http://www.sketchcrawl.com/blog/?p=99 

Flickr do Sketchcrawl-Brasil: 

http://flickr.com/photos/sketchcrawlbrasil 

Sketchcrawl Brasil no Estadão: 

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger305881,0.htm 

Bistecão Ilustrado: 

http://bistecaoilustrado.wordpress.com 

Sketcheria:

http://montalvomachado.com.br/blog 

Renato Alarcão: 

http://www.renatoalarcao.com.br 

Urban Sketchers: 

http://www.urbansketchers.com 

Moleskinerie:

http://www.moleskinerie.com 

Moleskinecity: 

http://www.moleskinecity.com 

Até lá!